Cravinhos, 20 de Janeiro de 2018
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Notícia
Suicídio: falar para prevenir
03/10/2017

O suicídio pode ser definido como um ato decidido e executado pelo próprio indivíduo, com a intenção de morrer. Este ato acontece de forma voluntária e intencional, em que mesmo que existam sentimentos ambivalentes, o indivíduo busca um meio que acredita ser letal para concluir seu objetivo. O pensamento, planos e a tentativa de suicídio também fazem parte do que chamamos de comportamento suicida.
O suicídio é acontecimento presente em todas as culturas ao longo da história da humanidade. É um fenômeno com determinantes multifatoriais resultantes de uma complexa interação entre fatores psicológicos, biológicos, genéticos, socioambientais e culturais. Desse modo, não é possível ser considerado de forma causal e simplista determinados acontecimentos pontuais da vida do sujeito para justificar o ato. O suicídio é considerado como o desfecho de uma série de fatores que se acumulam na história do indivíduo, ou seja, é a consequência final de um processo.
Se achar necessário, procure ajuda! Todo ser humano enfrenta situações adversas no decorrer da vida e muitas dessas situações não são escolhidas ou programadas, porém elas acontecem. Nem sempre conseguidos lidar com elas sem o suporte emocional de um familiar, amigo ou mesmo de um profissional da saúde mental. Por isso, procurar ajuda adequada é a melhor solução, dessa forma será possível identificar e compreender os sentimentos envolvidos e elaborar estratégias que poderão colaborar no enfrentamento de tais adversidades.
O mês de setembro foi escolhido para a campanha Setembro Amarelo, a qual é dedicada para a conscientização e prevenção do suicídio. Porém, devido a seriedade deste tema, ele deve sempre ser discutido para que a sociedade esteja constantemente em alerta e as pessoas que necessitem possam ser cuidadas.

 

Kaynara Motta – Psicóloga (CRP: 06/108200)
Psicóloga clínica na empresa Espaço Crescer, Pós- graduanda em Psicologia Fenomenológico-Existencial, Especialização em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil (UNICAMP) e Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde (HCFMRP-USP)
Contato: kaynaramotta@hotmail.com ou (16) 997734185

 

updown
Web by Parceria Online - 2011 - 2018 Todos os direitos reservados
Francisco José Cavalcanti da Silva - Diretor e Proprietário
Kátia Cavalcanti - Administrativo e Financeiro
Leandro Cavalcanti - Jornalista Responsável
Jamila Grecco - Jornalista
Fale Conosco: contato@atribunaregional.com.br
Endereço: Rua Cristiano Barreto, 327
CEP: 14140-000 - Cravinhos - SP
Telefone/Fax: (16) 3951.2228