As Donas do Buteco: conheça as mulheres que estão à frente da edição do Comida di Buteco 2024

As Donas do Buteco: conheça as mulheres que estão à frente da edição do Comida di Buteco 2024

Concurso vai até dia 28 de abril e premia o melhor buteco da cidade; votação tem quatro requisitos: petisco, atendimento, higiene do bar e temperatura das bebidas

A edição de 2024 do “Comida di Buteco” começou em 5 de abril e vai até o dia 28 do mesmo mês, em Ribeirão Preto, e dos 28 bares participantes do concurso na cidade, 20% deles são comandados por mulheres.

Segundo dados disponibilizados em março de 2024 pelo IBGE, Índice Brasileiro de Geografia e Estatística, e analisadas pela Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, as mulheres atualmente compõem 54% da mão de obra formal no ramo de alimentação fora do lar.

No âmbito informal, esse índice aumenta quatro pontos percentuais do total, atingindo 56%, que somam mais de 1,6 milhão de mulheres trabalhando no ramo.

Donas do buteco

O Bar da Patroa – como o próprio nome diz – é liderado por uma mulher, Jenifer Neves, e sua história com estabelecimentos gastronômicos é antiga: “Trabalhei 13 anos em uma rede de fast food, onde carregava a vontade de ter o meu próprio negócio na área. De primeira ia montar um trailer, mas veio a oportunidade de liderar um bar e tenho certeza que fiz a melhor escolha”, comenta a ‘patroa’.

Na Zona Oeste da cidade o bairro Parque Ribeirão Preto tem o Bar da Patroa como opção de lazer, participando pela primeira vez do Comida di Buteco, Jenifer comenta sobre um dos desafios do setor: “Mãe tem naturalmente uma atenção redobrada com os filhos, então conciliar o trabalho com isso já é um grande desafio”, explica a empresária.

Do outro lado da cidade, no bairro Jardim Anhanguera, o Bar A Toca, participa do “Comida di Buteco” e tem em sua liderança Poliana Silva. A, antes padeira, decidiu abrir o bar para mudar de vida e ter mais ganhos financeiros.

“Desde o início e até hoje um dos principais desafios que eu encontro como mulher à frente de um bar é tem que se provar sempre que é capaz, é a necessidade de se impor sempre. Mas isso não atrapalha essa história e sigo ela com muito orgulho”, finaliza a proprietária do Bar A Toca.

Poliana Silva e Jhennifer Neves. (Divulgação/Sabrina Murali)

Serviço:

Comida di Buteco – 2024
Data: 5 a 28 de abril
Cidade: Ribeirão Preto – SP
Número de participantes: 28 bares
Site oficial: www.comidadibuteco.com.br

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Montôt lança estúdio conceito de arquitetura corporativa em Ribeirão Preto

Novo espaço inaugurado no Alto da Boa Vista oferece uma abordagem inovadora, transformando o showroom em um ambiente de trabalho e experimentação que integra experiência e funcionalidade. Com soluções utilitárias e parcerias estratégicas com marcas brasileiras como a Legg (mobiliários) e a Everlight (iluminação), estúdio revoluciona o conceito de design de interiores e arquitetura corporativa na cidade.

Pular para o conteúdo