Biblioteca Sinhá Junqueira recebe lançamento do documentário Lugar de Escuta

Biblioteca Sinhá Junqueira recebe lançamento do documentário Lugar de Escuta

Reflexivo, filme pretende contribuir com a ampliação do debate sobre questões que compõem o universo masculino e que permeiam e impactam a sociedade. Doc é realizado pelo Ministério da Cultura com patrocínio da Galvani Fertilizantes, com assinatura das produtoras Nave Mãe Filmes, Veedro Films e Girassol Caminhos Criativos. O lançamento acontece nesta quinta-feira (25/4), às 19h

O documentário “Lugar de Escuta” será lançado em Ribeirão Preto nesta quinta-feira, dia 25 de abril, na Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547, no Centro), às 19h, com uma sessão e um bate-papo com a equipe de produção e participantes. O filme retrata as histórias de cinco homens que fazem parte de um grupo reflexivo que aborda temas do universo masculino e suas interações na sociedade. Dirigido por Julian Busquets Moura, o trabalho apresenta histórias autênticas e os desafios dos processos de construção e desconstrução dos padrões tradicionais de masculinidade. 

A produção, com mais de 60 minutos, retrata conversas entre homens que participam ou participaram do projeto Lugar de Escuta, em narrativas de compartilhamento de experiências de vida, desafios, conquistas e conflitos. O eixo do filme é a condução dos encontros por Fausto Neto – idealizador do projeto Lugar de Escuta – em torno do qual gravitam outras conversas entre os homens e suas filhas, companheiras e amigos.

O diretor Julian Busquets Moura explica que a ideia do documentário foi desafiar as noções tradicionais de espaços masculinos e explorar interseções entre papéis de gênero e expectativas sociais, o que foi fundamental para definir o tom do filme. “Criamos um ambiente seguro para que os participantes compartilhassem suas experiências de forma autêntica, livre e sem julgamentos. Isso resultou em momentos mais genuínos. Essas escolhas nos permitiram capturar momentos autênticos e instigantes”, completa.

O diretor foi convidado pelo cineasta Alex Vissoto, diretor da Nave Mãe Filmes e proponente do projeto. “Um dos temas do meu caderno de ideias era a questão de ser homem em tempos contemporâneos. Quando conheci e compreendi a proposta do projeto Lugar de Escuta, percebi ali uma oportunidade de materializar esse anseio”, conta Vissoto.

Biblioteca Sinhá Junqueira recebe lançamento do documentário Lugar de Escuta. (Divulgação)

Para Fausto Neto, idealizador do projeto Lugar de Escuta, é importante promover discussões sobre masculinidades. Segundo ele, o objetivo principal do Lugar de Escuta é expandir essas discussões e mostrar histórias reais sobre homens em suas relações afetivas com companheiras, filhos, pais e amigos. “O filme, assim como nas rodas de conversa, aborda questões cruciais como paternagem, saúde mental e racismo, entre vários outros temas. É uma oportunidade de promover reflexão, sensibilização e transformação pessoal e social”, ressalta.

O filme é realizado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Galvani Fertilizantes e coprodução da Nave Mãe Filmes, Veedro Films e Girassol Caminhos Criativos, também responsável pela produção executiva. Também estavam na equipe Douglas Ferreira, na direção de fotografia, e Vitor Zafer na composição da trilha original. O documentário também será lançado em São Paulo, no SESC Pinheiros, no dia 15 de maio, e no Cine Eldorado, em Irecê, na Bahia, no dia 7 de maio.

Após os lançamentos, que serão presenciais com espaço para bate-papo com o público ao final da exibição (as vagas são limitadas), o documentário “Lugar de Escuta” será disponibilizado de forma aberta na plataforma YouTube.

SERVIÇO
Lançamento do documentário: “Lugar de Escuta”
Data:
25 de abril, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira – Rua Duque de Caxias, 547, no Centro de Ribeirão Preto
Mediação: Lucieli Dornelles
Aberto e gratuito

SAIBA MAIS
Site projeto Lugar de Escuta: https://lugardeescuta.com.br/
Instagram: @lugardeescuta.br | @girassolcaminhos | @navemaefilmes
Making of Lugar de escuta: https://youtu.be/Hfim_kY_5uU?si=QIWPoQFDf1UT_P78

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo