O debate em torno do uso das novas tecnologias em sala de aula, frente às contribuições já comprovadas, soa até como um retrocesso. Mas, em várias localidades tramitam projetos de lei que visam restrições, como a utilização de celulares nas escolas. Da mesma forma, são crescentes as preocupações com o emprego de Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT.
O uso das tecnologias, sem direcionamento não agrega à formação dos alunos e pode causar distrações que irão prejudicar o desempenho escolar. No entanto, quando realizado dentro de uma atividade pedagógica programada, no intuito de gerar habilidades e promover competências, o uso das tecnologias irá garantir um melhor aproveitando da aula.
Os benefícios vêm chamado a atenção de muitos acadêmicos, que veem as novas tecnologias com aliadas da educação. Muito além do ganho de tempo e aumento de produtividade na produção e correções de provas, as ferramentas de IA podem auxiliar os docentes a encantarem as novas gerações tornando a sala de aula mais interativa. Para o professor de história Jorge Júnior, o uso de duas dessas ferramentas, o Suno AI – programa de criação musical de IA generativa – e o ChatGPT, tornou o aprendizado de conteúdos acadêmicos mais atrativos para alunos do 6.º ano do ensino fundamental, em uma escola no interior do estado do Rio de Janeiro.
Divididos em equipes, os estudantes utilizaram os conhecimentos aprendidos em sala sobre os povos da Mesopotâmia para criar músicas. Com essa iniciativa, o professor demonstra que aprender história pode ser mais do que apenas decorar datas e acontecimentos do passado, também pode ser divertido. “A história, às vezes, parece muito distante dos alunos. Sempre tento fazer essa ponte e uso a tecnologia para levar o conteúdo, “aquela coisa antiga”, para o mundo deles” explica o professor da escola Grandini.
Especialista em Educação Especial e Inovação Tecnológica pela UFRRJ, o professor acredita que inserir recursos tecnológicos na sala de aula é uma forma de torná-la mais atrativa para as novas gerações. “Eles gostam de música e usar um aplicativo que faz música para resumir uma aula, por exemplo, é maravilhoso! Agora, com o ChatGPT, são eles que transformam o conteúdo em composições. É uma maneira divertida para fixar o conteúdo”, acrescenta.