RibeirãoShopping recebe exposição itinerante sobre combate ao trabalho infantil

RibeirãoShopping recebe exposição itinerante sobre combate ao trabalho infantil

Com 17 painéis, a mostra, que está localizada no Setor Imigrantes, visa alertar os consumidores sobre o assunto

O RibeirãoShopping sedia neste mês de maio a exposição itinerante “Um mundo sem trabalho infantil”, que retrata as piores formas de exploração ilegal da mão de obra de crianças e adolescentes. A mostra reúne 17 painéis e pode ser apreciada, gratuitamente, no Setor Imigrantes do empreendimento.  

A exposição tem a iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região como parte das atividades do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho.  O objetivo é conscientizar a sociedade de que é preciso, com urgência, exigir o respeito aos direitos desses jovens, conforme estabelece a legislação brasileira, sobretudo a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A mostra retrata como ainda hoje, crianças e adolescentes de 5 a 17 anos são submetidos a expedientes extenuantes, muitas vezes nas piores formas de trabalho infantil, em carvoarias, lixões, empregos domésticos e outras formas de exploração. O problema, entretanto, vai muito além de trabalhos perigosos e insalubres, incluindo atividades criminosas como escravidão, abuso sexual e exploração infantil, como a exposição também revela.

Outro destaque é a exibição de um fluxograma, desenvolvido pela Rede de Proteção da Criança e Adolescente de Ribeirão Preto, com orientações à população para o correto acionamento do poder público em caso de identificação de possíveis situações de trabalho infantil.

A exposição “Um mundo sem trabalho infantil” fica no RibeirãoShopping até o dia 31 de maio.

COMENTÁRIOS

Os comentários não representam a opinião do nosso website. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ajude-nos a melhorar nosso website

Nos informe sobre erros de digitação, informações ou problemas técnicos.