Reunião do Programa “Município Verde Azul” acontece em Cravinhos

Reunião do Programa “Município Verde Azul” acontece em Cravinhos

O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

O Programa Município Verde Azul (PMVA) busca a gestão ambiental compartilhada e cria uma responsabilidade mútua, estimulando o desenvolvimento da competência gerencial nos municípios, além de promover a participação da sociedade na gestão ambiental, cabendo ao Estado prestar colaboração técnica e treinamento às equipes locais.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

Em Cravinhos uma reunião foi realizada nas dependências da Câmara Municipal, e reuniu diversas autoridades municipais como pessoas da sociedade civil que trabalham com as áreas ambientais e preservação da natureza. A reunião sobre o PMVA foi solicitada pela vereadora Vânia Peres, e teve como palestrante o engenheiro agrônomo e coordenador do Programa, José Walter Figueiredo Silva, mais conhecido como “Zé Walter”.

Na reunião foram tratados diversos temas, principalmente, as diretivas do PMVA para o ciclo 2021/2023, pensando sempre em melhorias das questões ambientais do município. Também foram abordados na reunião a obtenção de verba do “ICMS AMBIENTAL”, devido a classificação no PMVA, além do Programa do Governo Estadual para a recuperação de nascentes.

“O município de Cravinhos já está inserido no Programa Município Verde Azul, através da Secretaria de Meio Ambiente, e também já está realizando diversas ações sustentáveis e melhorias ambientais para que nossa avaliação possa cada vez ser melhor”, diz o secretário municipal de Meio Ambiente e Política Agrícola, Vanderson Carniel.

Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

A reunião contou com a presença do prefeito Itamar Bueno; do coordenador do PMVA, José Walter Silva; o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Matasso Ferdinando (Cabelim); o secretário de Meio Ambiente, Vanderson Carniel; a secretária de Educação, Marcia Donatto; o Procurador Jurídico, Dr. Weslon Nascimento; a supervisora municipal de Educação, Lucimara Souza; a engenheira florestal, Érica Camargo; o engenheiro ambiental, Murillo Medeiros; o advogado da Câmara Municipal, Dr. Dr. Marco Aurélio Damião; e a munícipe e engenheira florestal, Celina do Valle. Além dos vereadores Vânia Peres, Tiago Carrascosa, Marco Antonio Lucas Fortunato e Tiago Vicentin.

Reportagem: Kennedy Oliveira/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cravinhos
Fotos: Divulgação

COMENTÁRIOS

Os comentários não representam a opinião do nosso website. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ajude-nos a melhorar nosso website

Nos informe sobre erros de digitação, informações ou problemas técnicos.