Projeto Saci Pererê Cultural oferece oficinas gratuitas de música, danças e artes para adolescentes em Ribeirão Preto

Projeto Saci Pererê Cultural oferece oficinas gratuitas de música, danças e artes para adolescentes em Ribeirão Preto

São 380 vagas em oficinas artísticas gratuitas voltadas para adolescentes entre 12 e 16 anos. As pré-inscrições já podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/HQNCHG8Kjmw6YDh76, ou presencial na sede do Centro Cultural Campos Elíseos, de 1º a 18 de fevereiro.

A arte aliada ao desenvolvimento profissional e humano. É o que pretende o projeto Saci Pererê Cultural, que está oferecendo 380 vagas gratuitas em oficinas de artes cênicas, circenses, ilusionismo, ballet, danças urbanas, capoeira, violino, piano, teclado e violão, direcionadas aos adolescentes de Ribeirão Preto, entre 12 e 16 anos.

As pré-inscrições das oficinas já estão abertas. É só clicar no link: https://forms.gle/HQNCHG8Kjmw6YDh76 e preencher os dados, ou pessoalmente, a partir de 1ª de fevereiro, na sede do Centro Cultural Campos Elíseos, na rua Capitão Salomão, n° 250. 

O prazo das pré-inscrições termina em 18 de fevereiro de 2022.

As oficinas serão distribuídas em quatro locais: Centro Cultural Campos Elíseos, Quintino Facci II, Vila Tecnológica, CEU das Artes.  As aulas de instrumentos musicais contarão com material didático e todos os alunos receberão uniforme e o certificado no final do projeto.

As oficinas serão realizadas durante oito meses: de 1° de março a 30 de novembro de 2022, com férias em julho, de segunda a sexta-feira, no período da manhã ou da tarde, nos quatro Centros Culturais da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Projeto pedagógico – Durante a realização das oficinas, os alunos serão acompanhados por uma equipe profissional, onde receberão conhecimento teórico/prático da arte específica da oficina escolhida. Como conclusão de curso, os alunos farão uma apresentação no palco do Teatro Municipal de Ribeirão Preto, quando receberão o certificado de conclusão de curso livre.

Ação cultural e pedagógica auxiliando a cidadania – De acordo com Emerson Iossi, presidente do Instituto Biotropica, o Projeto Saci Pererê Cultural, selecionado pelo PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, tem uma iniciativa transformadora, inclusiva e visa resgatar e fortalecer a cidadania, ao oferecer formação cultural de qualidade.

Mas não é só isso, o Projeto do Saci Pererê pretende estimular a sensibilidade artística de cada aluno, ao fomentar o seu envolvimento com as manifestações artístico-culturais na música, na dança e nas artes, tendo como resultado o domínio das habilidades técnicas, que os qualifica no caminho da arte-educação como elemento fundamental no desenvolvimento humano.

“Estamos muito felizes com a aprovação deste projeto por meio do ProAc Expresso Direto, pois levaremos formação cultural para a vida destes adolescentes, estejam eles matriculados na rede de ensino ou não. Além disso, vamos oferecer um processo de aprendizagem que envolva as famílias e transforme as relações interpessoais na comunidade e o fortalecimento pessoal. Tudo isso é conhecimento, acesso à cultura como deve ser, ajudar na construção da cidadania destes participantes com o respeito que eles merecem”, informa Denísia Costa, coautora do projeto.

Desse modo, o programa, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da secretaria de Cultura e Turismo, ao mesmo tempo em que oferece conhecimento cultural, dará o suporte, orientação e o encaminhamento necessário para a reinserção escolar desses alunos, a fim de garantir os seus direitos à educação, com a oportunidade de seguir o caminho das artes.

Número de vagas: 380

Locais das oficinas:

  • Centro Cultural Campos Elíseos, rua Capitão Salomão, 250;
  • Centro Cultural Quintino Facci II, rua Ernesto Petersen, 36;
  • Centro Cultural Vila Tecnológica (rua Américo Bíscaro, nº 1, bairro Alexandre Balbo);
  • CEU das Artes (rua Benedito Jacinto de Sousa, 330, bairro Florestan Fernandes).

Pré-inscrição: já está disponível pelo link abaixo, até o dia 18 de fevereiro de 2022. https://forms.gle/HQNCHG8Kjmw6YDh76

Início das aulas: 1º de março de 2022.

Oficinas oferecidas: Artes Cênicas; Artes Circenses; Ballet; Capoeira; Danças Urbanas; Ilusionismo; Piano; Teclado; Violão e Violino.

Cada aluno poderá participar em até 02 oficinas.

Consulte as oficinas culturais, assim como dias, horários e locais de atendimento por meio do link: https://forms.gle/HQNCHG8Kjmw6YDh76

Por: Márcia Rosseto (M3)

COMENTÁRIOS

Os comentários não representam a opinião do nosso website. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ajude-nos a melhorar nosso website

Nos informe sobre erros de digitação, informações ou problemas técnicos.