Projeto Palco apresenta “40 anos – Gilda Montans & Meire Genaro” no Theatro Pedro II

Projeto Palco apresenta “40 anos – Gilda Montans & Meire Genaro” no Theatro Pedro II

Duo de acordeons celebra 40 anos de trajetória com recital especial em Ribeirão Preto. O repertório percorre a música brasileira, latino-americana e obras marcantes da carreira.

Quatro décadas de convivência musical, amizade e dedicação ao acordeon conduzem o recital especial “40 anos – Gilda Montans & Meire Genaro”, que será apresentado no dia 2 de junho de 2026, às 20h, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto. O espetáculo faz parte do Projeto Palco e reúne obras que atravessam a trajetória do duo e valorizam a música instrumental brasileira pela sonoridade do acordeon.

Foto: Divulgação


Formado em 1986, o duo nasceu de uma relação iniciada muito antes, ainda na década de 1960, quando Meire foi aluna de Gilda no Conservatório Musical de Ribeirão Preto. A parceria vivenciou fases, palcos, viagens e repertórios, consolidando uma linguagem própria, construída a partir de arranjos, transcrições e composições especialmente elaborados para essa formação.

Para Gilda Montans, celebrar os 40 anos no Theatro Pedro II tem um significado especial. “Além de ser uma data importante, o teatro é um altar. Estar diante daquela plateia  é muito forte”, diz.

O repertório foi pensado como uma linha do tempo da carreira. O programa inclui obras de Heitor Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Astor Piazzolla, Waldir Azevedo, Tom Jobim e Chico Buarque, além de composições de Gilda Montans. Entre as peças previstas estão “O Trenzinho do Caipira”, “Pedacinhos do Céu”, “Luiza”, “Valsinha”, tangos tradicionais e obras ligadas à música regional.

A escolha do programa, segundo Gilda, exigiu síntese. “É muito difícil resumir, porque tocamos quase 100 músicas nesse período juntas. Mas sempre sobressaem aquelas que o público aprecia e de que a gente também gosta”, explica.

Meire Genaro comenta que a celebração reúne emoção, gratidão e o reconhecimento de uma parceria construída ao longo da vida. “Eu conheci a Gilda quando tinha 13 anos. Primeiro veio a admiração pela professora; depois, a amizade, a consideração, o respeito e a empatia. Tudo isso foi crescendo”, relembra. A musicista também ressalta a exigência de manter uma formação instrumental por tanto tempo. “Tocar sozinha é diferente. Quando a gente toca em grupo, é necessário estar muito junto, ter precisão. É um desafio”.

Além do duo, o espetáculo terá participações especiais dos músicos André Bordini, Robson Ribeiro, Carlito Rodrigues e Deva Mille, artistas que também fazem parte da história musical construída por Gilda e Meire. “Vamos tocar com pessoas que mais tocaram conosco”, resume Gilda.

Experiências que ficaram

Ao longo de sua história, o duo se apresentou em diferentes contextos no Brasil e no exterior. Entre as lembranças marcantes, Gilda cita apresentações na Europa e uma participação na Serra da Capivara, no Piauí. “Tocar na Europa foi uma grande emoção. E a apresentação na Serra da Capivara também foi maravilhosa. Nos apresentamos em frente à Pedra Furada para mais de mil pessoas”, relembra.

Meire também guarda essas experiências. “Tocar na Europa foi grandioso para mim. Tivemos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho em um lugar de muita tradição para o acordeon”, afirma.

A permanência da parceria, segundo as duas artistas, passa pela amizade, pelo respeito e pela disciplina. “O fundamental é o respeito. Nós estudávamos muito, quase todos os dias. Acaba sendo como uma família: os mesmos problemas, as mesmas alegrias e a mesma satisfação”, diz Gilda.

Essa convivência também se confunde com a própria relação das duas com o acordeon. “Depois da família, a música é a minha vida”, revela Gilda. Meire resume esse vínculo com humor e afeto: “O acordeon continua sendo meu amante exigente”, brinca.

O espetáculo integra o Projeto Palco 2026, iniciativa voltada à promoção da arte e da cultura junto à comunidade ribeirão-pretana, com foco na democratização do acesso e na formação de plateia.

Serviço

Espetáculo 40 anos – Gilda Montans & Meire Genaro
Iniciativa:
Projeto Palco 2026
Data
: 02/06/2026 (terça-feira)
Horário:
20h
Local:
Theatro Pedro II – Ribeirão Preto/SP
Classificação: 12 anos
Ingressos: 30,00 inteira | R$ 15,00 meia-entrada
Vendas
: megabilheteria.com/

Obs.: Projeto Palco realização Theatro Pedro II,
incentiva artistas locais com bilheteria totalmente revertida aos mesmos.

Ficha técnica:
Gilda Montans e Meire Genaro – acordeons
Robson Ribeiro – violão
Carlito Rodrigues – contrabaixo
Deva Mille – percussão/bateria
André Bordini – violino

Conheça nossos Parceiros

aTribuna Regional

Ver Empresa

Andresa Pirini Corretora de Imóveis

Ver Empresa

Sermi Auto Peças

Ver Empresa

Madeireira Madebloco

Ver Empresa
Mais Notícias