
Na Estácio os cursos semipresenciais trazem mais hibridismo ao ensino superior e flexibilidade aos alunos que trabalham ou moram longe da faculdade. O formato, que ganhou força na pandemia, consegue conectar a expertise do ensino presencial com a inteligência do digital, tornando a sala de aula mais interativa e colaborativa. Na Estácio Ribeirão Preto, as inscrições podem ser realizadas diretamente na sala de matrícula, pelos telefones (16) 3523-4141 ou 0800 880 6767 (Demais regiões) ou também pelo site www.estacio.com .
O formato, por mesclar o ensino presencial com o digital, consegue no Brasil, um país que segundo o Semesp tem quase 30 milhões de profissionais com rendimento de até um salário-mínimo e jornadas intensas de trabalho, democratizar o ensino e garantir que mais pessoas tenham acesso à educação superior de qualidade. Além de custos mais acessíveis para os estudantes, o modelo híbrido gera novas experiências de aprendizado com a tecnologia, tanto para docentes quanto para alunos, com diversos ganhos em flexibilidade de horário e redução de deslocamentos.
A Estácio, investe há mais de uma década no desenvolvimento de conteúdo digital robusto, com metodologias próprias de ensino, que usam vídeos curtos, podcasts, exercícios de fixação interativos e bibliotecas virtuais, que passam pela curadoria e pelo tratamento de educadores renomados. Nessa integração entre o presencial e o digital, o aluno garante a experiência presencial no campus com disciplinas em turmas presenciais regulares, incluindo laboratórios, até duas vezes por semana, além de cursar disciplinas com conteúdos nativo digitais por meio de uma plataforma de ensino digital disponível on e offline”.
Segundo Jonas Colvara, Gestor da Estácio Ribeirão Preto, o grande segredo do semipresencial é a utilização da matriz de ensino comum a todos os modelos de ensino. “A partir dessa mesma fonte de conteúdo, podemos unir o melhor do mundo presencial e do mundo digital em um novo produto. Com isso, conseguimos equilibrar a oferta e atender outras necessidades, tanto financeiras, quanto de flexibilidade de tempo, para aqueles que também querem o contato presencial. Perfeito para quem quer ter flexibilidade de horário, mas não abre mão da experiência em sala de aula”, explica.
Dentre os cursos semipresenciais ofertados estão Administração, Pedagogia, Educação Física, Nutrição, Biomedicina, Fisioterapia e Engenharia Civil, com durações entre quatro e cinco anos. A oferta de cursos segue a tendência de crescimento do ensino digital no Brasil. De acordo com a pesquisa “Observatório da Educação Superior”, realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) e divulgada no último mês de maio, o formato Semipresencial, foi o que mais cresceu em número de novas matrículas. A escolha por essa categoria subiu 43%, seguida por 39% das aulas presenciais e 22% no Ensino a Distância (EAD).
Jonas esclarece ainda que é preciso buscar informações sobre os formatos de ensino híbridos disponíveis atualmente para a graduação. “Apesar de existirem no mercado, formatos com nomes semelhantes, cada instituição de ensino possui sistemas e metodologias distintas de ensino aprendizagem. Em Ribeirão Preto, por exemplo, o aluno da Estácio encontra quatro diferentes opções de formatos para cursos superiores, cada um elaborado especificamente para proporcionar ao aluno a melhor experiencia acadêmica de acordo com seu perfil e condições financeiras”.
Formatos de graduação disponíveis na Estácio:
Presencial – Com mais de 50 anos de tradição, a Estácio oferta diversos de cursos de graduação presenciais. Experiência completa do campus com alunos e professores que acompanharão seu dia a dia, durante toda a trajetória da graduação. Laboratórios equipados com tecnologias modernas e, para um ensino moderno e interativo, professores e estudantes contam ainda com recursos tecnológicos como plataformas digitais que disponibilizam material didático, serviços acadêmicos, simulados e exercícios, bibliotecas virtuais, objetos de aprendizagem interativos, etc.
Semipresencial – A metodologia criada conecta a expertise do ensino presencial com a inteligência do digital, tornando a sala de aula mais interativa e colaborativa. Neste formato, o aluno cursa disciplinas presenciais, garantindo assim, a experiência presencial em aulas no campus, incluindo laboratórios, até duas vezes por semana, além de estudar em disciplinas ofertadas por meio da plataforma de ensino digital da Estácio.
Ensino Digital – No EaD, o aprendizado é realizado por meio de uma plataforma 100% Digital, com conteúdos que podem ser acessados de qualquer dispositivo, on e offline. Sendo uma modalidade contemporânea, mais próxima ao cotidiano dos futuros profissionais, o EaD apresenta conveniências que vão além de romper a distância entre o aluno e a instituição de ensino. São dezenas opções de cursos, em todas as áreas, com aulas interativas com debates entre professores e convidados, conteúdos dinâmicos com vídeos e podcasts, e a flexibilidade e conveniência para estudar onde e quando quiser.
Flex – Neste formato, além de todo o conteúdo disponibilizado no ambiente virtual por meio da plataforma de ensino digital, o aluno conta ainda com possibilidade de realização de atividades práticas presenciais nos polos de Ensino Digital ou em laboratórios de realidade virtual de última geração.