“O Brasil é uma grande locomotiva mundial que usa combustível fóssil. E com isso tem dois grandes desafios: reduzir o consumo e investir em descarbonização”. A avaliação do Representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala, vai ao apelo por novas formas de produção, que consigam ofertar alimentos em larga escala, afetando o mínimo possível o meio ambiente.
De acordo com ele, a guerra entre Rússia e Ucrânia mostra que está cada vez mais clara a dependência do Brasil, e como o País é um grande exportador de alimentos, deve acelerar o investimento em energias renováveis, em especial a cana-de-açúcar.
Nesse sentido, Marcos Landell, que é diretor e pesquisador científico do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), aponta que muito já foi feito ao longo das décadas, mas os resíduos como, por exemplo, a vinhaça, nem sempre foram reaproveitados.
Foi justamente a tecnologia que permitiu esse avanço. “Nos últimos 40 anos houve uma evolução impressionante em relação à sustentabilidade. Como a redução das queimadas em canaviais, aproveitamento da cana crua, uso de fertilizantes e de matéria orgânica que melhoram a produtividade e reduzem a dependência de insumos”, destaca Landell.
E como a todo momento acontecem mudanças, as políticas de Estado precisam acompanhar. Sobre isso, o professor de Física da USP, Paulo Artaxo, lembra que acordos climáticos globais são exemplos que deveriam ser priorizados. “O planeta vai atingir 1.5 graus de aquecimento global em 2026. Os problemas estão se acelerando, com eventos climáticos extremos. E as ações não estão acompanhando a necessidade urgente de reduzir a emissão de gases”, alerta.
Focar em ações de sustentabilidade é uma tarefa urgente e rica em oportunidades, como compreende Luis Roberto Pogetti, Chairman da Coopersucar e Presidente de Honra da Fenasucro & Agrocana. “O consumidor está disposto a pagar mais por um produto que agrida menos o meio ambiente. E o setor de fato tem capacidade de entregar isso, com barateamento da produção a longo prazo e alinhamento com o mercado externo”, considera.
Agrobusiness Summit
Esses e outros assuntos integram o Agrobusiness Summit, evento on-line da TRENDS 2.0 – plataforma de geração de conteúdo da Fenasucro & Agrocana -, que também reunirá outros especialistas renomados como Antônio Tonielo (COPERCANA); Francis Queen (VP de etanol, açúcar e eletricidade Raízen); dentre outros, nos dias 07 e 08 de junho. As palestras ocorrerão às 10h e 16h.
O objetivo é oferecer ao público acesso aos diversos aspectos da produção agrícola, sem deixar de lado a atenção aos recursos naturais e a necessidade por inovações.
Os painéis serão mediados pelo diretor da Fenasucro & Agrocana, Paulo Montabone, que acrescenta a importância das energias renováveis para a produção em larga escala. “O planeta exige de nós boas ações, porque precisamos produzir para as próximas gerações. É preciso pensar no futuro e o Brasil tem tecnologia e capacidade, por meio da cana-de-açúcar, de corresponder em grande parte às demandas globais e aos desafios que estão surgindo diante do setor do mundo”, explica.
A agenda do Agrobusiness Summit pode ser conferida no site da Fenasucro & Agrocana, neste link. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas gratuitamente.
Serviço
Agrobusiness Summit – Fenasucro & Agrocana 2022
Quando: Dias 07 e 08 de junho, com palestras às 10h e 16h
Evento online e inscrições aqui.
FENASUCRO & AGROCANA
A FENASUCRO & AGROCANA (Feira Internacional da Bioenergia) realizará sua 28ª edição entre os dias 16 e 19 de agosto de 2022, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP). O evento, realizado pelo CEISE Br e promovido e organizado pela RX Brasil, é o único da América Latina a reunir inovações e conteúdo de alto nível técnico voltados à toda cadeia de produção da indústria de bioenergia, além de profissionais das indústrias de alimentos e bebidas, papel e celulose, transporte e logística e distribuidoras e comercializadoras de energia.
Sobre a RX
A RX constrói negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando dados e produtos digitais para conectar pessoas oferecendo experiências e oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22 países e 43 diferentes setores da economia. É apaixonada por causar impactos positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX faz parte da RELX, um provedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes corporativos.