Pai é aquele que muitas vezes se sacrifica para garantir aos filhos o melhor que puderem oferecer. Essa foi a postura de João Dias Correia, 78 anos, mais conhecido como “Seu João”, que lutou muito com a vida para garantir o melhor para todos os filhos.
Base e pilar de sustentação da família Correia, senhor João ficou viúvo aos 45 anos e com 11 filhos para criar. “Eu perdi minha esposa com 21 anos de casado. Na época nós já tínhamos onze filhos, o mais novo tinha só 3 anos”, disse o patriarca.
Diante de algo tão inesperado, senhor João teve que ter muita firmeza para suportar a tristeza de perder a companheira e muita fé para acreditar que tudo ia se ajeitar. “Foi muito difícil para mim a sensação de estar sozinho com todos os filhos para criar. Eu tinha só a minha filha mais velha casada, então ainda tinha 10 comigo para cuidar”. Bom, fácil não foi, mas eu sempre acreditei em Deus e a igreja nos ajudou muito”, contou o senhor.
FAMÍLIA UNIDA
Com as mudanças, todos tiveram que se adaptar, principalmente o senhor João, que precisou reorganizar a vida para seguir em frente. “Depois da morte de minha esposa, eu tinha que trabalhar, mandar as crianças para escola, comprar roupa, fazer comida, Eu tive que cuidar de tudo, mas Deus me deu graça”.
Segundo senhor João, muitos acreditavam que ele não seria capaz de conseguir passar pela situação. “Muita gente vinha falar que eu não ia conseguir criar as crianças e acreditavam que eu ia dar meus filhos e ficar só com a metade, tantos que muitos apareciam na minha porta pedindo as crianças, mas eu dizia que não daria nenhum, porque se Deus me deu, Ele me daria graça para criar todos”, falou senhor João com convicção.
Mesmo esperançoso, o patriarca, juntamente com os filhos passaram por muitas dificuldades financeiras, já que a esposa ajudava no sustento da família, mas o mais essencial o senhor João não deixou faltar, que era carinho, amor e a união da família. “Na parte financeira para criar os 10 filhos que ficaram comigo, foi o mais difícil, porque minha esposa trabalhava e ajudava a sustentar a família. Sem a renda dela tudo ficou mais complicado, mas Deus foi cuidando da gente”, explicou o pai.
PRINCÍPIOS VALIOSOS
Membro assíduo da igreja que frequentava, senhor João explicou que a igreja foi um suporte importante para ajudar a atravessar a situação que viveram. “Eu e minha esposa sempre criamos as crianças com o hábito de ir à igreja então, mesmo com a falta dela, eles continuaram indo. Foi difícil sim, mas a igreja foi um lugar muito bom para eu criar meus filhos, principalmente a Assembleia de Deus Madureira”.
Tendo como base os princípios cristãos, o senhor João teve como prioridade passar esses valores a todos seus filhos e é unânime entre eles a importância que esses ensinamentos trouxeram para a vida de cada um. “Nosso pai nos ensinou muitas coisas, mas entre elas as principais foram o temor a Deus em todos os momentos e a união da nossa família”.
“Ele nos ensinou valores que são a base de nossas vidas, como amar a Deus acima de tudo e respeitar o nosso próximo. Também nos ensinou sobre honestidade, integridade, sinceridade e caráter. Por sermos muitos irmãos, nosso pai também nos ensinou a dividir tudo o que tínhamos em casa uns com os outros”, disseram os filhos.
NOSSO EXEMPLO, NOSSO HERÓI
Hoje, todos adultos e com suas famílias, os filhos do senhor João têm o pai como um herói e um exemplo a ser seguido, pois entendem que só chegaram onde estão por causa dos sacrifícios feito pelo patriarca. “Nosso pai é um exemplo de homem e de pai, pois nos momentos mais difíceis ele nunca nos deixou. Ele sempre batalhou para nós manter em pé”, disse um dos filhos.
“Nosso pai é nossa maior prioridade. Ele é um homem de Deus, exemplo de caráter e honestidade para todos os 11 filhos seguir. Um ser humano bondoso, amigo, amoroso. Ele é nosso herói e tudo em nossas vidas”, complementaram os demais.
DIA DOS PAIS
Na família Correa, todos os Dias dos Pais são especiais e muito comemorado pelos 11 filhos do senhor João. Neste ano não será diferente, será um dia de festa e gratidão. “O Dia dos Pais para nós é um momento onde podemos mostrar ao nosso pai o quanto ele é especial em nossas vidas. É o momento que expressamos nossa gratidão por Deus ter nos dado ele para ser nosso pai e por Deus ter dado sabedoria a ele para cuidar de nós”, disseram.
Hoje, o senhor João comemora feliz o Dia dos Pais, pois sabe que fez um bom trabalho e criou pessoas de bem. A família cresceu e além dos 11 filhos, o patriarca tem 16 netos e 2 bisnetos, que assim como os filhos têm “Seu João” como exemplo. “Hoje meus filhos casaram tudo e estão sempre em volta de mim, por isso me sinto muito feliz e graças a Deus que me deu força para criar eles todos”, se alegra o patriarca.
HOMENAGEM ESPECIAL
Como forma de agradecer e homenagear àquele que deu muito mais do que a vida, neste Dia dos Pais cada filho do senhor João deixou um recado especial reconhecendo ainda mais o valor do pai herói.
ELISEU
“Pai, quero aqui como seu filho Eliseu deixar minhas palavras de gratidão ao senhor. Sou grato por me ensinar os caminhos de Deus, por me ensinar a ter caráter e a ser honesto. Me ensinar a ser sincero, amigo, a ter um coração bondoso como o senhor sempre teve. Agradeço por me ensinar os primeiros acordes em um vilão. Hoje também sou pai, tenho esposa e filhos, tenho minha família e sigo seus ensinos. Nesta vida tudo que vamos deixar é um legado e isso o senhor nos ensinou. Te amo, meu pai, me orgulho de ser seu filho. Deus te abençoe”.
ISAQUEU
“Pai sou grato a Deus por tudo que o senhor fez por mim e por ter me ensinado os caminhos do Senhor. Te amo! ”
ELIAS
“Que Deus te abençoe meu pai por tudo até aqui. Te desejo sempre muitas felicidades e muitos anos de vida”.
SAMUEL
“Agradeço a Deus por ter me escolhido para ser filho do senhor João. Ele é muito especial para mim, por todos os ensinamentos que me deu e por ter me ensinado a estar sempre na presença de Deus”.
ONÉSIMO
“Pai, o senhor é a definição de um verdadeiro herói, pois suas decisões, seus esforços, seu desejo de nos manter unidos e todos nos caminhos de Jesus Cristo, nos faz entender que foram suas melhores decisões e hoje se refletiu em todos nós. Somos gratos a Deus pois te sustentar para viver cada dia junto a todos nós hoje”.
MADALENA
“Meu veinho querido, sem palavras para agradecer por tudo o que o senhor é para nós. Será sempre nosso Porto Seguro!!! Te amooooooooooo”.
ISABEL
“Pai, sou grata ao senhor pelo carinho, amor, paciência e dedicação. Que Deus conceda muitos anos de vida ao nosso lado. Te amo”.
SÍLVIA
“Pai te agradeço por tudo, por ser esse pai amoroso, bondoso e também por nunca ter deixado com que as dificuldades da vida pudessem te abater e te impedir de seguir sempre brincando sorrindo. Te amo, pai! ”
SUSANA
“Pai, se somos quem somos hoje, é graças ao senhor. Não temos palavras para agradecer por tudo que tem feito por nós até hoje. Mesmo sem nossa mãe, o senhor criou a gente com muita dificuldade, mas o principal não faltou… Que é o amor, carinho e respeito. Obrigada, pai. Nós te amamos. ”
TALITA
“Nosso veinho, é assim que o chamamos. Obrigada por lutar por cada um de nós, só Deus sabe como foram difíceis os dias, os meses e os anos”. O senhor totalmente sozinho cuidando de cada um de nós, nos ensinando o amor de Cristo e o amor com nossos irmãos para que cuidasse sempre uns dos outros. Muito obrigada, te amo!”
OSANA
“Pai, queremos agradecer a Deus por sua vida, por tudo que o senhor fez e faz ainda por nós, na falta da nossa mãe o senhor cuidou com muito amor de todos nós. Sabemos que foi um momento muito difícil pois éramos a maioria crianças e adolescentes, muitas pessoas na época que a mãe faleceu preocupados que o senhor não iria dar conta de cuidar chegaram a pedir nós para o senhor, mas o senhor não deu nenhum filho. Lembro que após um mês da morte da nossa mãe, o senhor juntou todos e disse que iríamos passar pelo luto todos unidos. E assim vencemos. Hoje todos estão casados e com suas famílias e felizes. Hoje somos nós que cuidamos do senhor com muito carinho. Feliz Dia dos Pais! Tú és o melhor PAI do mundo. Te amo”.
Por: Crislaine Messias
Fotos: arquivo Pessoal