O ato de costurar como mote da experiência de uma performance artística

O ato de costurar como mote da experiência de uma performance artística

Voce poderá acompanhar a apresentação no dia 24 de março, sexta-feira, às 10 horas, no calçadão central da General Osório
(Atualizado em 16/02/2024 - 15:34)

“Um Vestido para Ti” traz o ambiente de trabalho da costura para a rua. A intervenção cênica será realizada dia 24 de março, sexta-feira, às 10 horas, no calçadão central da General Osório

“Um Vestido para Ti”, desloca o tradicional ato de costurar para a rua, um espaço geralmente visto como passagem, se torna um outro ambiente. A performer expõe todos os passos para a feitura de um vestido.

Tendo a rua como espaço para a performance, na busca de ressignificar esse lugar de passagem para um local de encontro, que une afeto e a arte de coser. A ação desenvolvida pela atriz, figurinista e costureira Zezé Cherubini, nasce em 2018 a partir do seu desejo de unir a arte da performance e a arte de costurar.

“Para mim, o ato de unir as partes, geralmente de pano com o auxilio de agulha e linha, dando pontos no tecido, é uma grande delicadeza”, destaca Zezé Cherubini.

O que é performance?

De maneira simplificada, a performance vai se construindo junto ao público, na arte é um tipo de segmento artístico que mistura elementos diferentes de arte. Ou seja, pode acontecer por meio de diversos diálogos, combinando dança, teatro, artes visuais e música. No entanto, cada artista tem uma maneira diferente de explicar o que é a performance na arte.

Segundo a performer reconhecida mundialmente Marina Abramovic, performance é uma construção física e mental, que a artista executa num tempo específico no espaço e na frente de uma audiência, assim a plateia e a artista constroem a obra juntas.

Serviço:
Performance Um Vestido para Ti
Data: 24 de março, sexta-feira, às 10h, no calçadão da rua General Osório (Ribeirão Preto)
Fotografia: João Pedro Zuccolotto

Projeto beneficiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Ribeirão Preto por meio do Edital EnCantos, da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto
Mais Informações: www.instagram.com/zezecherubini
Imprensa: Márcia Rosseto
(16 991004376)

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo