Museu Casa de Portinari lança programação em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Museu Casa de Portinari lança programação em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Totalmente gratuita, a ação "Quartas Modernistas" vai exibir documentários e promover oficina, performance artística e roda de conversa, ao longo de fevereiro

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, que acontece em fevereiro, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, terá uma programação especial ao longo mês. O movimento Modernista tornou-se um marco na história da arte brasileira, representando o rompimento com o conservadorismo que predominava no cenário cultural das primeiras décadas do século XX. Defendeu um ponto de vista mais independente, plural e inovador.

Às quartas-feiras, o Museu Casa de Portinari vai realizar o projeto “Quartas Modernistas”, com documentários, oficina, performance artística e roda de conversa. E a programação já começa neste dia 2/2, às 18h, com a exibição do documentário “90 anos da Semana de Arte Moderna”. Ao mergulhar no universo desse movimento que revolucionou a arte no Brasil, o público vai relembrar iniciativas e obras de artistas como Di Cavalcanti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Anita Malfati.

As “Quartas Modernistas” acontecem ainda nos dias 9, 16 e 23 de fevereiro, sempre às 18h, na sala principal do Museu Casa de Portinari. No dia 9, o Museu apresenta o documentário “Semana de Arte Moderna”. Já no dia 16, a instituição promove o workshop “Um olhar para o futuro”, ministrado pelo artista Cristopher Emilio Calixto que vai abordar conceitos de arte digital. O evento ainda terá a participação da artista Anna Ferreira em uma performance de estátua viva. A programação se encerra no dia 23 com o documentário “Arte Modernista 2ª Fase: Candido Portinari”, seguido de um bate-papo sobre “A influência da Semana de 22 para a cultura brasileira”.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está sempre aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.

COMENTÁRIOS

Os comentários não representam a opinião do nosso website. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ajude-nos a melhorar nosso website

Nos informe sobre erros de digitação, informações ou problemas técnicos.