

O estudante Leonardo de Abreu Ribeiro, aluno da EMEB. João Nogueira, na cidade de Cravinhos, conquistou o sétimo lugar no concurso de redações EPTV na Escola 2022 com o texto intitulado: “O real confunde-se com o virtual”
O aluno, orientada pelo professor, Flávio Rodrigues dos Santos, foi um dos dez premiados na 23ª edição do projeto, que este ano tinha como tema: “Por que acreditamos que o mundo virtual é real?”.
“Os 10 primeiros colocados de cada região receberam como prêmio uma TV novinha. Os professores orientadores desses alunos ganharam um leitor de livros digitais (Kindle) e a escola do primeiro colocado recebeu um notebook”, revela Lívia Lucas.
A cerimônia de premiação e encerramento foi realizada no dia 18 de novembro em Ribeirão Preto.
O EPTV na Escola mobiliza instituições de ensino, professores e estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental nas quatro regiões de cobertura da EPTV (Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas).
Acompanhe a entrevista:
G1 RIBEIRÃO: O que a reflexão sobre o tema “Por que acreditamos que o mundo virtual é real?” trouxe para a sua forma de ver o mundo, relacionamentos ou de lidar com as novas tecnologias?
LEONARDO: O tema me trouxe a reflexão de que não podemos acreditar em tudo que vemos, principalmente no meio da internet.
G1 RIBEIRÃO: Qual carreira você pretende seguir?
LEONARDO: Eu ainda não sei.
G1 RIBEIRÃO: Quem é você fora da escola? (O que mais gosta de fazer nos momentos de lazer?)
LEONARDO: Eu gosto de jogar vôlei, desenhar, assistir filmes, ler…
G1 RIBEIRÃO: Qual seu livro favorito? Por que vale a pena ler?
LEONARDO: Percy Jackson, pois é um livro que fala sobre amizade e é muito interessante por se tratar de mitologia grega.
G1 RIBEIRÃO: Qual sua série ou filme favorito? Por que vale a pena assistir?
LEONARDO: Jogos Vorazes, que é uma distopia que fala sobre o abuso de poder político e a desigualdade.
G1 RIBEIRÃO: Qual canção você mais gosta e por que?
LEONARDO: “Locket out of heaven” do Bruno Mars, é uma música que gosto bastante, principalmente por ser bastante divertida.
G1 RIBEIRÃO: Qual é a pessoa pública que mais te inspira e o que você reconhece de valioso que seria possível aprender com ela?
LEONARDO: Serginho (Escadinha), pois ele me inspira a nunca desistir.
G1 RIBEIRÃO: Qual mensagem você gostaria que viralizasse nas redes?
LEONARDO:Empatia, pois é algo que precisa estar presente no mundo.
G1 RIBEIRÃO: Qual sua dica pessoal para se desconectar de vez em quando?
LEONARDO: Procurar algo para ocupar a cabeça, algum hobby, algum esporte…
G1 RIBEIRÃO: Descreva o futuro que você deseja que venha a existir.
LEONARDO: Um futuro sem desigualdade, sem preconceito, onde todos possam ser tratados como merecem.
Fonte: G1 Ribeirão
Foto: Arquivo pessoal