Galeria Multimídia com a obra completa de Candido Portinari é destaque na programação do Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP)

Galeria Multimídia com a obra completa de Candido Portinari é destaque na programação do Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP)

Com acesso gratuito, a agenda ainda traz o projeto "Férias no Museu", com várias atrações entre 3 e 29 de janeiro de 2023
Galeria Multimídia projeta as mais de 5.300 criações de Candido Portinari Joca Duarte

Recém inaugurada no Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, a Galeria Multimídia que exibe a obra completa do pintor Candido Portinari (1903-1962) é o grande destaque da programação que também traz o projeto “Férias no Museu”, de 3 a 29 de janeiro de 2023.

Na prática, a Galeria Multimídia agregou um novo percurso ao museu, que começa na sala onde foram instalados quatro projetores de alta resolução. Os equipamentos vão exibir, permanentemente e em ordem cronológica, nas paredes, as mais de 5.300 criações de Candido Portinari registradas no catálogo Raisonné, publicação que traz o conjunto da obra do artista cuja fase produtiva foi de 1914 à 1962, quando ele morreu intoxicado pelas próprias tintas.

A segunda etapa do percurso é o ambiente onde foi instalado um totem interativo que exibe uma coletânea com cerca de 200 obras emblemáticas de Portinari, entre elas, as das séries “Músicos e Casamentos”, “Chorinho”, “Frevo”, “Paisagens de Brodowski”, “Jogos Infantis”, “Circo”, “Trabalho no Campo”, “Jangadas e Pescadores”, “Tipos Étnicos”, “Cangaceiros”, “Fauna e Flora”, “Descobrimento”, “Ciclos Econômicos”, “Arte Sacra” e “Retirantes”, além de obras únicas do pintor como a conhecida “Tiradentes”.

O circuito termina na sala de painéis interativos que mostram a linha do tempo da vida e obra de Candido Portinari, espaço que já existia no museu, mas que passa a integrar a Galeria Multimídia. Nesse ambiente também há jogos interativos que ensinam e testam a memória do visitante.

Criançada feliz


O projeto “Férias no Museu” começa já na próxima terça-feira (3/1) e vai até fim de janeiro, sempre de terça a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 16h, com várias atrações pra criançada. Nesta edição, excepcionalmente, as atividades vão acontecer nos jardins do Museu Casa de Portinari uma vez que a esplanada da instituição (junto à Praça Candido Portinari) está passando por obras de revitalização.

Entre os destaques da programação especial de férias estão brincadeiras e jogos como pula corda, bola de meia, pião, bugalha, diabolô, bilboquê, bola de gude, quebra-cabeças, bola de sabão, peteca, jogo da memória, brinquedos pedagógicos, dança das cadeiras, morto-vivo, queimada, leitura, desenho livre com lápis de cor e roda. Em caso de chuva, as atividades serão suspensas.

IMPORTANTE: Neste sábado (31), o Museu Casa de Portinari funciona até às 13h. Fecha no domingo, retoma suas atividades internas na segunda (2/1) e reabre para visitação na terça-feira (3/1).

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo