Fórum Pró-Cultura realiza jornada para debater direitos culturais e financiamentos à cultura

Fórum Pró-Cultura realiza jornada para debater direitos culturais e financiamentos à cultura

Evento, promovido pelo Fórum Pró-Cultura da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, que abriga 34 municípios, acontece nos dias 5, 6 e 7 de agosto, de forma online e presencial e é aberto à comunidade cultural

Produzir conhecimento sobre a garantia constitucional e elaborar políticas públicas para garantir sua eficácia. Promover o direito à cultura com destinação de recursos. Fomento à produção artística, de apoio e suporte à produção da arte e, por fim, de fruição da cultura. São alguns dos assuntos que serão abordados nos três dias de atividades da Jornada 2022 que tem como tema principal “Direitos Culturais e Financiamentos à Cultura em nosso território”, promovida pelo Fórum Pró-Cultura da Região Metropolitana de Ribeirão Preto – RMRP, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de agosto de forma online e presencial.

O evento tem movimentado os produtores, ativistas e parceiros de cultura das 34 cidades que compõem o Fórum Pró-Cultura da Região Metropolitana de Ribeirão Preto e tem seu ponto alto no encontro presencial em Batatais, com debate e atração musical. De acordo com a atriz Miriam Fontana, uma das articuladoras do evento e integrante do Fórum, desde a promulgação da Constituição de 1988, a Cultura tem sua força reconhecida por Lei, mas a realidade ainda mostra que há muito por fazer para que os direitos culturais estejam efetivamente acessíveis aos cidadãos e cidadãs.

“As várias culturas que coexistem em nossa sociedade precisam emergir e serem respeitadas, e não apenas uma cultura dominante prevalecer sobre as outras. Daí a importância desta jornada”, destaca Fontana. “Nossas cidades têm múltiplas e diversas vozes, muitas vezes invisíveis. Por isto a cultura é, e deve ser, viva. A cultura está em constante transformação e quanto mais a

sociedade viver esta transformação com consciência, mais e melhor conviveremos em harmonia com as diferenças. Discutir o acesso à cultura e a sua democratização é sempre necessário”, acrescenta ela.

Promoção e atividades- O Fórum Pró-Cultura da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP) é uma organização da sociedade civil que desde 2019 trabalha para o desenvolvimento cultural das cidades que compõem a região metropolitana. Por meio de encontros quinzenais online, abertos tanto a fazedores (as) da cultura, como também aos gestores culturais, os encontros promovem troca de informações e experiências na área da cultura. Quer seja para o fortalecimento de artistas e produtores culturais, quer seja para ações emergenciais, a exemplo da execução da Lei Aldir Blanc, o Fórum RMRP incentiva para que as cidades construam seus sistemas municipais, com a criação dos Conselhos, Planos e Fundos de Cultura.

São 34 as cidades da região metropolitana, e a organização do evento espera que todas estejam representadas, para que possamos ter uma leitura dos movimentos culturais regionais. A programação prevê uma palestra online na sexta, dia 5, que ressalte as várias ocupações humanas de nosso território ao longo dos tempos e os legados culturais desta trajetória. Qual o respeito cultural que temos pelas múltiplas etnias que já pisaram nossa terra?

Participam do evento a ex-secretária da Cultura de Ribeirão Preto, Adriana Silva, Natália Marques, artista visual, figurinista e arte educadora e Ângela Pimenta, doutora em Desenvolvimento de Sociedades Sustentáveis.

No sábado, dia 6, o encontro será presencial em Batatais. “Será um marco da trajetória do Fórum RMRP, porque desde 2020 as reuniões têm sido apenas virtuais. Está prevista a presença do prefeito municipal, Juninho Gaspar, para trazer as atualizações da Lei 1290/2016, que instituiu a região metropolitana, mas que infelizmente até hoje não está efetivada porque o estado não cumpriu a sua parte”, esclarece Adriana Scannavez, atriz e integrante do Fórum.

A celebração do afeto está por conta de uma deliciosa feijoada oferecida por Isa do Rosário e sua equipe, e a celebração artística com a presença do Grupo Musical Annuar, de Pradópolis, e da Banda Musical Municipal Dr. Washington Luís, com o Maestro João Bosco Prolungati, de Batatais.

A inscrição é gratuita mediante preenchimento do formulário que está no link tree: linktr.ee/forumproculturarmrp.

Serviço: Jornada 2022: Direitos Culturais e Financiamentos à Cultura em nosso território

Dias: 5, 6 e 7 de agosto – Evento aberto e gratuito (online nos dias 5 e 7, e presencial no dia 6 de agosto em Batatais)

Realização: Fórum Pró-Cultura da Região Metropolitana de Ribeirão Preto

Parceria: Prefeitura Municipal de Batatais.

Apoio: Viés Cultural.

Programação completa:

Dia 5, sexta, às 19h30 – Palestra online com tradução em LIBRAS pelo Canal

do Fórum RMRP com mediação de Ney Souza.

Transmissão: youtube.com/c/FórumPróCulturadaRMRP

Três vozes vão contribuir para uma abordagem sobre a ocupação humana no território da nossa região e um entendimento sobre nossos alicerces

culturais.

Adriana Silva – Identidades Culturais e Economia Criativa – Apresentação com base no projeto “Ligados Pela História” pelas 34 cidades da região, desenvolvido pelo IPCCIC;

Ângela Pimenta – Heranças ancestrais contemporâneas dos Povos Indígenas da Região do Nordeste Paulista. Reflexão sobre a presença dos povos originários e das etnias que aqui viviam;

Natália Marques – Políticas públicas culturais para povos e comunidades tradicionais. Repartirá sua pesquisa sobre a contribuição da força construtora

Dia 6, sábado, das 8h30 às 16h30, encontro presencial em Batatais

Local: Estação Cultura Editor José Olympio

Praça Dr. Antônio Teodoro de Lima s/nº

8h30 até 9h: Recepção dos participantes

9h – 9h15: O que é o Fórum Pró Cultura da Região Metropolitana de Ribeirão Preto: Míriam Fontana

9h15 – 9h45: Fala de abertura: Adriana Scannavez

9h45 – 10h30: Reverberação

10h30 – 10h45: Apresentação do Grupo Annuar de Pradópolis

10h45 – 11h15: Prefeito Juninho Gaspar (Lei da RMRP)

11h15 – 12h: Reverberação

12h – 12h30 – Intervalo e lanche

12h30 – 13h30 – Cinco grupos de trabalho: Direitos Culturais e

Financiamento à Cultura

Sub-região 1A: Pontal, Sertãozinho, Barrinha, Dumont, Pradópolis,

Guatapará, Luís Antônio.

Sub-região 1B: Jardinópolis, Brodowski, Serrana, Cravinhos, Serra Azul,

São Simão, Santa Rita do Passa Quatro.

Sub-região 2: Pitangueiras, Taquaral, Taiúva, Monte Alto, Jaboticabal,

Guariba.

Sub-região 3: Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Santa Cruz da Esperança, Santa

Rosa do Viterbo, Mococa, Tambaú.

Sub-região 4: Morro Agudo, Orlândia, Sales Oliveira, Nuporanga, Batatais,

Altinópolis.

13h30 às 14h: Apresentação dos grupos

14h às 15h: Plenária sobre o resultado dos grupos

15h: Deliciosa Feijoada. Celebração do encontro com organização de Isa do

Rosário.

16h: Apresentação da Banda Musical Municipal Dr. Washington Luís com

o Maestro João Bosco Prolungati.

Dia 7, domingo, 10h: Encontro online

Link: https://meet.google.com/iyz-csnj-zjv

Como finalização da Jornada 2022, o encontro vai avaliar o percurso dos

debates e reflexões de sexta e sábado, e eleger as próximas diretrizes de

atuação do Fórum Pró-Cultura da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

Participação: Os links das atividades online podem ser encontrados no link

tree do Fórum RMRP: linktr.ee/forumproculturarmrp

Siga nossas redes sociais:

Instagram: @forumprocultura.rmrp

Facebook: https://www.facebook.com/forumculturarmrp

Youtube: youtube.com/c/FórumPróCulturadaRMRP

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo