A administração municipal de Cravinhos, através da Secretaria de Cultura e Turismo, abriu as portas do Memorial Casa Libaneza – Espaço Cultural de Cravinhos para receber a exposição “Grafismos”, da artista cravinhense, Derliã Ginatto.
Desde a infância ela teve identificação muito forte com a arte, e essa identificação foi se aprofundando cada vez mais, através das aulas de artes na escola.
“Tive uma primeira exposição de Arte dentro do Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto. Foi uma grande experiência que me proporcionou outros recursos no meio artístico. Através dessa exposição, junto com o trabalho de outros pacientes, pude enxergar muito mais o que a arte representa para as pessoas, e o que a arte representa para mim”, diz Derliã Ginatto.
E para mostrar um pouco de seu trabalho a exposição “Grafismos” foi idealizada e teve sua abertura na segunda-feira (13/02), com a presença de autoridades municipais, além da artista com seus convidados, amigos e familiares.
“A Derliã é uma artista super especial que tem diversos talentos, e hoje [segunda-feira] pode estar na abertura dessa exposição é muito gratificante não só para mim, mas a todos que acompanham ela desde criança”, diz a secretária municipal de Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar.
Devido a um problema de saúde que teve, que foi a anorexia, e que levou a jovem artista para um depressão profunda, teve que passar por diversas intervenções, mas foi quando mais a Arte se fez presente em sua vida.
“Foram nesses momentos que eu mais me refugiei na arte, e pude levar a outros pacientes a se expressarem, através de desenhos e pinturas. Em um momento delicado que vivi, pude ainda enxergar o valor da arte para mim e o mundo”, revela Derliã.
Durante a abertura da exposição a artista fez questão de presentear algumas pessoas que sempre estiveram ao seu lado durante todo o seu processo de vida. Cada um ganhou um retrato feito com a técnica de grafite, que todos poderão guardar para sempre na memória e em seu local preferido.
“Além da Derliã os outros dois irmãos dela são muito capacitados e também trabalham com arte, desenvolvendo brilhantes trabalhos. Quero parabenizar a todos que puderam estar presente a esse evento e agradecer muito pelo retrato meu e de minha esposa, que ficaram perfeitos e guardaremos em um local especial em nossa casa. E saibam que podem sempre contar com a nossa administração municipal no apoio de todas as Artes”, afirma o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno.
Toda a experiência que a jovem Derliã Ginatto teve até chegar em uma exposição própria foi enriquecedora.
“A experiência de vida me levou a palestra, exposições e aperfeiçoamento de minha Arte. E posso afirmar que hoje tenho levado a arte como a minha melhor maneira de expressão”, conclui a artista cravinhense.
Um outro talento de Derliã é a música e ao final do Vernissage ela agraciou todos com algumas pequenas apresentações ao piano.
E quem quiser visitar a exposição “Grafismos”, da artista Derliã Ginatto, pode fazer até o dia 10 de março, de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, no Memorial Casa Libaneza – Espaço Cultural de Cravinhos, que fica localizado na Rua XV de Novembro, 259 – Centro.
Vale salientar que a Curadoria da exposição é da diretora de Cultura e Turismo de Cravinhos, Maria Fernanda Molezini e do artista plástico, Júlio Tunis.
Quer fazer seu retrato?
A artista cravinhense durante o período da exposição na Casa Libaneza, fará o retrato de quem desejar, pelo valor de R$ 50,00. Para quem quiser ter o seu retrato feito por Derliã Ginatto deve entrar em contato pelos telefones (16) 9-9332.4979 ou 3951-1614. Necessário a entrega de um foto de boa qualidade para ela possa reproduzir.
Reportagem e fotos: Kennedy Oliveira/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cravinhos