O município de Ribeirão Preto foi a sede do 65o Congresso estadual de municípios paulistas, tendo como tema nesse ano “Município Forte. País Desenvolvido”. O evento reuniu durante três dias, 9 a 11 de maio, representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, os quais puderam debater diversos temas relevantes a todos os municípios participantes.
Um dos painéis aconteceu, através do Sebrae, e teve como tema o “Fortalecimento das cadeias culturais e criativas por meio das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2”, entre os debatedores estiveram a secretária de Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar; o secretário de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba, Alcemir Palma; e a assessora de Gabinete da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Jenipher Queiroz de Souza.
“Quero agradecer o Sebrae pelo convite para podermos participar desse grande evento, que reuniu os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Foi muito bom passar um pouco do que o município de Cravinhos tem desenvolvido na área cultural, bem como explanar sobre como fizemos valer a primeira etapa da Lei Aldir Blanc em nossa cidade”, diz Andréa Gaspar.
Entre os pontos abordados no painel estiveram “O que são as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2”, “Sua aplicação – como municípios e Estado estão se organizando para a implementação, desafios e oportunidades”; e o “O impacto das leis no fortalecimento das cadeias culturais e criativas”.
Segundo os organizadores do Sebrae “O ano de 2023 traz uma oportunidade única para alavancar a economia criativa, em especial as atividades culturais. Há previsão de repasses de recursos em um volume histórico para o desenvolvimento das cadeias criativas, totalizando mais de R$ 6 bilhões em
investimentos ao setor”.
Com essas Leis de incentivo a meta é impactar o desenvolvimento local, com a geração de oportunidades, empregos e renda para profissionais culturais.
Reportagem: Kennedy Oliveira/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cravinhos
Fotos: Divulgação