No ano de 2023 foram lançados quatro Editais através da Lei Paulo Gustavo, em que toda população pôde inscrever seus projetos, posteriormente, ser avaliado pelos pareceristas e os aprovados foram contemplados com os valores condizentes a cada Edital. O valor total da verba destinada pela Lei Paulo Gustavo foi de R$ 328.133,31, que atendeu artistas e trabalhadores da cultura no setor de audiovisual.
“Para além da obrigatoriedade da Lei, poder ouvir os anseios dos artistas e trabalhadores da cultura da cidade fortalece o setor e cria pontes para um diálogo aberto e transparente, que fará com que os recursos atendam democraticamente os interessados”, diz a secretária de Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar Carrascosa.
Na sexta-feira (02/08), no Centro Cultural “Chafi Miguel Salomão”, foram apresentados os 14 curtas-metragens contemplados pela Lei Paulo Gustavo, momento que todos puderam contar um pouco da história de instituições, personalidades e da cidade de Cravinhos.
“Foram curtas-metragens que além de contar a história revelaram grandes profissionais do audiovisual que temos em nossa cidade. Que possamos neste ano proporcionar ainda mais Editais da Lei Paulo Gustavo”, diz a diretora municipal de Cultura e Turismo de Cravinhos, Maria Fernanda Molezini.
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19 e distribuiu mais de R$ 3,8 bilhões para investimentos em cultura a estados, municípios e ao Distrito Federal.
Vale salientar que em breve os curtas-metragens estarão disponíveis em diversas plataformas para que todos possam conferir.