Biblioteca Sinhá Junqueira realiza curso de introdução à língua portuguesa para estrangeiros

Biblioteca Sinhá Junqueira realiza curso de introdução à língua portuguesa para estrangeiros

Em parceria com professora de Letras, o curso promove competências linguísticas e aborda aspectos culturais que desembaraçam a prática comunicativa social.

O ano de 2022 já começa com programação especial e colaboradora na Biblioteca Sinhá Junqueira. A partir de janeiro, o espaço oferece, em parceria com a professora Maria Helena da Nóbrega, o curso “Português e cultura brasileira para falantes de outras línguas”. As inscrições acontecem do dia 11 a 15 de janeiro no espaço e tem vagas limitadas.

Para participar, os interessados precisam ser estrangeiros de diversas nacionalidades e alfabetizados. O curso é gratuito e será realizado presencialmente aos sábados, das 15h às 17h.

Com o objetivo de propor desenvolvimento, compreensão e produção do nível básico do português oral e escrito para falantes de outras línguas, o curso introduz as competências linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas, abordando aspectos culturais que desembaraçam a prática comunicativa social.

A introdução à língua portuguesa e cultura brasileira permite que o aprendiz domine um repertório básico de palavras e expressões simples, facilitando sua compreensão oral e escrita diante de uma língua não nativa.

Dentre os métodos utilizados, serão usadas tarefas e problematização de situações reais que permitam vivenciar a cultura do país hospedeiro. Os participantes terão atividades integradoras, vídeos e recursos visuais, com incentivo a práticas interativas para imersão. O método de ensino inclui materiais multimídia, com acesso aos computadores e internet da BSJ para realização dos trabalhos.

Os integrantes que atingirem a partir de 85% de participação e realização das atividades receberão certificado.

“Receber essa proposta e poder aplicar de forma gratuita é de extrema importância para nós e para a cidade de Ribeirão Preto, que recebe diversos estrangeiros por conta das faculdades e universidades. Dessa forma podemos acolher e interagir com todos”, comenta a produtora cultural da biblioteca, Carolina Gregório.

Sobre a professora

Maria Helena da Nóbrega é professora da Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo. Leciona na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, campus de Ribeirão Preto. Realizou o pós-doutorado sobre Aprendizagem Baseada em Problemas, na Universidade de Roskilde (Dinamarca). Concluiu o doutorado na área de Filologia e Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo, com bolsa de estudo Capes para pesquisa de um ano na Universidade de Oxford (Inglaterra). Fez o mestrado em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É bacharel em Letras, habilitação Tradutor-Intérprete, pela Faculdade Ibero-Americana, São Paulo. Lecionou português para estrangeiros na Universidade de Aarhus (Dinamarca), no Centro de Estudos Brasileiros (CEB) de Salamanca e na Universidade de Salamanca (Espanha). Ministrou práticas didáticas para professores de português para estrangeiros na Universidade de Hanói (Vietnã) e na Universidade Normal de Pequim (China)

Confira mais informações sobre o curso:

Português e Cultura Brasileira para falantes de Outras Línguas

Inscrições: 11 a 15/01, diretamente na BSJ (é necessário apresentar documento com foto) – vagas limitadas.

Início: 22/01 (sábado), das 15h às 17h.

Aulas 1° semestre 2022

Janeiro: 22 e 29

Fevereiro: 5, 12 e 19

Março: 5, 12, 19 e 26

Abril: 2, 9, 23 e 30

Maio: 7, 14, 21 e 28

Informações

Instagram: @biblioteca_sinha

Facebook: Biblioteca Sinhá Junqueira Site: bsj.org.br

COMENTÁRIOS

Os comentários não representam a opinião do nosso website. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ajude-nos a melhorar nosso website

Nos informe sobre erros de digitação, informações ou problemas técnicos.