Atleta de Ribeirão Preto representará o Brasil em Campeonato Sul-Americano de Karatê na Bolívia

Atleta de Ribeirão Preto representará o Brasil em Campeonato Sul-Americano de Karatê na Bolívia

Competição será realizada de 24 a 30 de junho, em Santa Cruz de La Sierra.

Em evidência nas principais competições internacionais, o karateca Christian Tavares, de Ribeirão Preto, representará o Brasil nas categorias de Kata Individual e Kata Equipe – onde defenderá o título de campeão conquistado no ano passado – no Campeonato Sul-Americano de Karatê 2024. A competição acontecerá em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, dos dias 24 a 30 de junho. 

Com estrutura adequada para treinamento e crescimento esportivo na cidade, o atleta se classificou para o campeonato depois de triunfar na seletiva nacional, realizada em maio deste ano. Após o resultado, Christian e sua equipe também garantiram vaga na competição Pan-Americana, que aconteceu em maio, no Uruguai. Os atletas foram consagrados campeões, sendo a 1° equipe de Kata masculina do Brasil a conquistar o título e, consequentemente, a vaga para o Campeonato Mundial de Equipes, que será realizado em novembro de 2024, em Pamplona, na Espanha. 

“O Campeonato Sul-Americano é muito importante para a nossa equipe, porque além de defendermos o título que conquistamos no ano passado, esta também é uma competição que nos ajudará na preparação para o mundial”, comenta Christian Tavares. 

No Kata Equipe – formado por quatro atletas – três executam de forma sincronizada uma apresentação de uma sequência de golpe já pré-estabelecida. Além de Christian, compõem o time: Gabriel Hara, de São Paulo; Gustavo Bosqueti, do Espirito Santo e; Marcus Castroviejo, de Ribeirão Preto. Já no Kata Individual, o atleta busca alcançar o pódio para subir de posição no ranking e continuar em busca de se classificar para o Campeonato Mundial no próximo ano, voltado somente às categoriais individuais. 

Busca por apoio 

Para que seja possível estar nas maiores competições do mundo, os atletas precisam de recursos. “O apoio de grandes marcas é fundamental para tornar tudo isso possível. Precisamos de treinamentos intensos e uma manutenção da saúde. Além disso, a participação em torneios tem um alto custo”, destacou Christian. 

Um dos patrocinadores do atleta é o Grupo Robusti – um dos maiores do segmento de móveis e decoração do interior do estado de São Paulo – que incentiva outras empresas a investirem em atletas de suas cidades. “Acreditamos no esporte e também em todo talento e dedicação do Christian para alcançar grandes resultados, por isso, decidimos patrociná-lo e firmar esse compromisso, que levará o nome de nossa cidade a um pódio internacional”, finalizou Maura Robusti, diretora do grupo. 

Sobre o atleta 

Christian Tavares se conectou com o karatê aos 4 anos e, desde os 9, coleciona diversos títulos. O karateca foi Campeão Brasileiro com apenas 10 anos, integrante da seleção brasileira e Campeão Pan-Americano aos 13. Também já participou de diversas competições nacionais e internacionais, incluindo quatro mundiais.

Além dos Campeonatos Sul-Americano e Mundial, o atleta disputará, ainda, o Karatê 1- série A, que acontece de 13 a 15 de setembro, em Salzburg, na Áustria.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo