A importância do branding para destinos turísticos 

A importância do branding para destinos turísticos 

No Brasil, a criação de Place Branding (marca de destinos) ainda precisa avançar muito mais.

Para ser competitivo no mercado, um produto precisa ter uma marca forte. Basta ver uma latinha vermelha, que todo mundo já reconhece qual é o refrigerante. A esponja de aço de mil e uma utilidades também é inconfundível. Aos poucos, o conceito de branding se expandiu para muito além dos produtos comerciais até chegar aos destinos turísticos. 

Cidades que já atraíam milhões de turistas por ano, como Nova York e Amsterdam, por exemplo, criaram marcas que hoje são reconhecidas mundialmente. Nova York substituiu o verbo “love” (amar) por um coração, uma solução simples e criativa que é facilmente compreendida em qualquer lugar do mundo. Com a marca “*I Am*sterdam”, a cidade holandesa destacou o “I Am” em vermelho com o restante em branco, para dar o sentido de, na tradução, “Eu sou Amsterdam”. 

Nos dois destinos, foram criados totens com as marcas, que rapidamente se tornaram um novo cartão-postal das cidades. São pontos instagramáveis, que atraem uma multidão de turistas em busca de uma foto a ser publicada nas redes sociais para mostrar sua passagem pela cidade.  

Em um efeito cascata, ao ser compartilhada pelos visitantes, a marca ganha ainda mais visibilidade ao redor do mundo e desperta o desejo de futuros turistas. Com isso, o turismo local aumenta progressivamente, gerando novos investimentos, emprego e renda. A cidade fica mais rica com o dinheiro dos turistas e quem ganha é toda a sociedade, com mais recursos para segurança, saúde, educação e transportes. 

No Brasil, a criação de Place Branding (marca de destinos) ainda precisa avançar muito mais. No Estado de São Paulo, o Vale do Ribeira, que engloba 25 municípios, foi a primeira região a receber uma marca própria, a Vem pro Vale. Com apoio total do governador Rodrigo Garcia, já estamos trabalhando na criação de marcas para mais quatro regiões: Mantiqueira Paulista, Litoral Norte, Caminhos da Mogiana e Circuito das Frutas.  

Na região da Mogiana, o primeiro passo para a criação de uma marca própria foi dado nesta quarta-feira, com um workshop em Ribeirão Preto, com representantes dos 18 municípios que integram a região. Com uma identidade verbal e visual para ser reconhecida nacional e internacionalmente, vamos impulsionar o turismo de todo o interior do Estado de São Paulo.  

Para funcionar e chegar aos resultados esperados, a criação de um branding regional precisa de muita pesquisa e estudo local. Afinal, é preciso dar um sentido à marca, para que não seja apenas um logotipo. É todo um conceito a ser construído com técnicos e com a comunidade sobre o que aquela região oferece e como pretende se apresentar para o Brasil e o mundo. 

O Brasil tem produtos turísticos fantásticos. Mas não adianta ter lindas praias, cachoeiras, cidades históricas e campos agrícolas para visitação, se não fizermos uma divulgação eficiente e que desperte o desejo de conhecê-las. Por isso, uma de nossas primeiras metas com o programa SP Pra Todos foi justamente um aumento substancial nas ações de promoção. 

Os resultados já começam a ser colhidos. No primeiro semestre, foram criados mais de 44 mil empregos no setor, mais de 8.500 empresas ligadas ao turismo foram abertas no estado e hoje São Paulo recebe um de cada cinco turistas que viajam no país. Em um setor que gera 10% do PIB e emprega 10% da força de trabalho, investir no turismo é investir em benefícios para toda a sociedade. 

Vinicius Lummertz é secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo

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