Você conhece a APAE de Cravinhos?

Você conhece a APAE de Cravinhos?

Por Silvia Teresa Damião Gomes Fundadora e Diretora Ténico-Pedagógica e Administrativa da APAE de Cravinhos

A APAE de Cravinhos é uma entidade socioassistencial, mantenedora da Escola de Educação Especial e da Clínica Multiprofissional, além do Centro de Convivência para pessoas com deficiência em idade a partir dos 30 anos.

A Escola de Educação Especial da APAE de Cravinhos, devidamente reconhecida pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, atende alunos na faixa etária de 6 a 29 anos e tem sua metodologia baseada na filosofia da Escola da Ponte, idealizada pelo Professor José Pacheco, de Portugal. Diferente do que possa parecer, a palavra “ponte” não define um lugar geográfico ou um projeto arquitetônico. Ponte significa ligação entre espaços e entre pessoas.

Através de uma ponte, pode-se ligar uma ilha ao continente e a outras ilhas. Se considerarmos cada indivíduo como uma ilha, a educação é a ponte que o liga com os outros e com o continente social.

Educar para ligar, para inserir, para incluir – esse é o verdadeiro valor a ser encontrado. Se buscamos a inclusão social, não podemos segregar.

No momento em que a escola segrega turmas e as separa, passa um modelo de sociedade estratificada. A convivência social harmoniosa depende de formar esse modelo harmonioso, a partir da educação das crianças. 

Cada pessoa é única e irrepetível. Cada aluno é uma pessoa com características próprias e assim deve ser respeitado. Deve ter seu próprio plano de atendimento e seu plano de educação, onde se respeite seus interesse e habilidades, sua bagagem cultural, suas potencialidades e dificuldades.

Pode parecer bem difícil e, realmente, o é. Porém, a médio e longo prazo é possível colher os frutos deste trabalho. 

Iniciamos em 2008 a adequação de nosso trabalho à metodologia “Fazer a Ponte”. Durante todo esse tempo, temos tido a confirmação da eficiência desta metodologia. 

Considerando que nossa clientela é formada por pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo com sérios comprometimentos, foram necessárias várias adaptações, sempre baseadas nas avaliações dos resultados obtidos.

O Setor clínico atende crianças, jovens e adultos nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia e Nutrição,

Fundada em 03 de Agosto de 1.999, a APAE de Cravinhos completa 24 anos no próximo dia 3 de Agosto, com prestação de serviços ininterruptos à comunidade.

Por Silvia Teresa Damião Gomes

Fundadora e Diretora Ténico-Pedagógica e Administrativa da APAE de Cravinhos

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo