Quem nunca sonhou em subir em um avião e ir para onde bem desejasse? Ou apenas realizar o sonho de entrar em um avião e parar em outra cidade? Ou ainda poder ir de avião para outra cidade e ter a companhia dos amigos? Isso é o que em torno de 100 estudantes da rede municipal de ensino de Cravinhos fizeram no ano de 2019. E tal viagem e visita a pontos turísticos de Cravinhos possibilitou com que fosse produzido um livro, com redações e ilustrações, através de uma Oficina de Artes.
A possibilidade de realizar o sonho de viajar de avião é devido ao projeto “Esticando os horizontes através dos Museus”, que tem o incentivo fiscal do PROAC-ICMS, com patrocínio da Ourofino Agronegócios, e proponente do projeto ONG NHL de Campinas. Além da parceria da Prefeitura de Cravinhos e Viação Passaredo.
“A principal vantagem do incentivo à cultura através deste projeto é que a aprendizagem passa a ter significação centrada nas relações e nos procedimentos, já que os jovens tem a oportunidade de experimentar a vivência de voar de avião e/ou conhecer um museu. Todos podem ter a chance de perceber que conhecimento acontece independentemente de estar sentado na cadeira escolar”, comenta a diretora e idealizadora do projeto, Neusa Silva.
E para celebrar o lançamento do livro “Esticando os horizontes através dos Museus”, um evento foi realizado no sábado (27/11), nas dependências do Centro de Lazer “Geraldo Ximenes”, em anexo da EMEB. “Antônio Joaquim da Silva”, momento que os alunos puderam ver seus trabalhos retratados de forma impressa, bem como as telas que pintaram foram vistas por todos os presentes.
“Quero parabenizar a Neusa pela iniciativa desse projeto que beneficia muito os nossos alunos, e que tem possibilitado com que eles possam crescer culturalmente, primeiramente com a viagem de avião, e também com o conhecimento na capital paulista”, diz a secretária municipal de Educação, Márcia Fernandes Donato.
As crianças embarcam no aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, e desembarcaram no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em seguida são levadas ao mundo do conhecimento, em que podem visitar pontos turísticos da capital, entre eles a Avenida Paulista, Bom Retiro, entre outros. Além da Pinacoteca, Estação da Luz e o Museu do Futebol.
“Tenho certeza que as crianças que já foram no passeio gostaram muito, e as que estão para ir irão aproveitar também”, conta a diretora da EMEB. “Antonio Joaquim da Silva”, Elaine Thomazelli.
Promover a inclusão social e cultural de alunos da rede pública de ensino em busca de desenvolver e aprofundar os conhecimentos dos estudantes envolvidos, através de um trabalho interdisciplinar, esse também é um dos desafios do projeto “Esticando os horizontes através dos Museus”.
“A simples ação de possibilitar uma viagem de avião a quem não pode realizá-la, abre muitas portas para a afirmação desse indivíduo em sociedade, bem como fornece ferramentas necessárias para a realização de uma visão cultural mais plena e realmente focada em seus princípios de base e inserida na realidade atual de nossa sociedade de informação”, revela a idealizadora do projeto.
E os alunos podem praticar o conhecimento desde o início do embarque, porque lhes são demonstrados diversos conteúdos, entre eles: Aerodinâmica, peso, altitude, relevo, ocupação do espaço; história da invenção do avião, evolução no último século, utilização desse meio de transporte; História da Arte, obras de Arte; Urbanismo e arquitetura; Desenvolvimento urbano e sustentável; Alimentação; Migração e imigração; Industrialização, entre outros importantes pontos.
Todos ainda puderam conhecer importantes marcos históricos e turísticos da capital paulista, dessa maneira demonstramos que aprender e estudar não é algo estático e chato, porque tenho certeza que todos gostaram da viagem, e quem ainda vai viajar também vai apreciar muito. Parabéns para a Neusa Silva e todos que estão empenhados em possibilitar que a cada ano mais crianças possam participar”, diz a secretária municipal de Cultura e Turismo, Andréa Gaspar.
O evento ainda contou com a apresentação de Derliã Geremias, no violino, e que também tem diversas obras e ilustrações no livro; ainda teve a dupla Isaque e Kléber e também o maestro Marquinhos do Sax, o qual apresentou diversas composições.
No final todos os alunos presentes e seus familiares puderam apreciar um delicioso coquetel.