Um terço da população de RP ainda não consegue pagar as dívidas

Um terço da população de RP ainda não consegue pagar as dívidas

IEMB Acirp aponta que número de inadimplentes no segundo semestre de 2023 caiu 0,5% em relação ao 1º semestre, mas subiu 2,62% se comparado ao mesmo período de 2022

Levantamento do Instituto de Economia Maurílio Biagi (IEMB) da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) mostra que 210.606 pessoas estavam inadimplentes em Ribeirão Preto no segundo semestre de 2023. Isso significa que 29,03% da população da cidade não tinha disposição ou condição para quitar suas dívidas. 
Os dados mostram que o número de inadimplentes caiu cerca de 0,5% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Ainda assim, houve um crescimento de 2,62% em relação ao segundo semestre de 2022. A pesquisa leva em consideração dados do Boa Vista, uma companhia Equifax, empresa parceira da Acirp.
O cartão de crédito ainda é o principal responsável pelo alto endividamento em na cidade. As principais despesas utilizando esta modalidade de pagamento são compras em supermercados (alimentos), produtos (roupas, calçados, eletrodoméstico e etc.), medicamentos, alimentos por delivery e transporte (combustível).
“Em Ribeirão Preto, 53% dos indivíduos que possuem alta ou altíssima propensão a compras no cartão de crédito são inadimplentes, sendo que esse grupo tem 1,2 vez mais chances de se endividar com esse meio de pagamento comparado ao restante da população”, afirma Livia Piola, analista do IEMB da Acirp.  
O perfil dos endividados é, em sua maioria, formado por consumidores masculinos (53,74% são homens) com faixa etária concentrada entre 25 e 49 anos. 
Segundo os analistas do Instituto da Acirp, o desemprego se destaca entre os fatores que mais influenciam o endividamento. “Na pesquisa realizada, 54,6% dos inadimplentes encontravam-se desocupados, de modo que a ausência de renda fragiliza a capacidade de pagamento desses indivíduos. Ademais, verificou-se nos últimos anos uma redução de 10% no salário médio do ribeirão-pretano”, relata Piola.   

Acirp 120 anos  
A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), que em 2024 completa 120 anos de atuação, é uma legítima representante do setor produtivo, que apoia a formulação de políticas públicas e acompanha temas relevantes para os setores de comércio, indústria e serviços, bem como para a comunidade. A instituição foi fundada em 1904 e sua história se confunde com o desenvolvimento de Ribeirão Preto, sendo uma das instituições do gênero mais importantes no Estado de São Paulo, colocando em prática a força do associativismo ao atender mais de 5 mil empresas de todos os portes, para as quais oferta uma série de soluções, como cursos e treinamentos, inteligência de crédito, planos de saúde e benefícios, certificação digital e orientação jurídica, entre outras facilidades.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo