Trombose: confira 5 dicas de como evitar a doença

Trombose: confira 5 dicas de como evitar a doença

Médica alerta sobre a importância da prevenção
No 16 de setembro celebra-se o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose

Em 16 de setembro celebra-se o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose, data que tem como principal objetivo aumentar a conscientização sobre a doença causada pela coagulação do sangue no interior das veias.

 

A trombose, normalmente, começa com um coágulo que se forma na perna e avança pela corrente sanguínea. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. Se não tratada corretamente pode evoluir para algumas complicações, como a embolia, e provocar, inclusive, a morte.

 

Clínica geral da Hapvida NotreDame Intermédica, Vanessa Rodrigues lista os pacientes que são mais propensos a ter episódios de trombose: “Gestantes, idosos, mulheres em uso de anticoncepcionais e pacientes com obesidade, oncológicos e com histórico de varizes nas pernas estão entre as pessoas com maior inclinação para a doença que afeta mais mulheres, embora também haja caso de incidência nos homens. Esta é uma doença grave e atinge muitos pacientes que se enquadram nessas características”.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, a trombose ocorre, geralmente, após cirurgia, corte ou falta de movimento por muito tempo, sendo mais frequente após procedimentos cirúrgicos ortopédicos, oncológicos e ginecológicos.

 

Nem sempre acompanhada de sintomas, o coágulo provoca dores repentinas – diferente da dor cirúrgica –juntamente com aumento da temperatura, inchaço nas pernas, tosse, além de respiração curta e rápida e de palpitações.

 

Como prevenir

Para a médica da Hapvida NotreDame Intermédica algumas medidas podem ser aplicadas para ajudar na prevenção.

 

A primeira dica é manter a hidratação com a ingestão de bastante líquido e ter uma alimentação saudável. “Sabemos que a água é de extrema importância para o funcionamento do nosso organismo e também ajuda na prevenção de episódios de trombose”, diz.

 

A prática de atividades físicas aparece entre as principais dicas de prevenção, já que se exercitar é totalmente importante e fundamental para uma saúde adequada.

 

Como terceira dica, a médica sugere a realização de pausas e alongamentos ao longo do dia para melhorar a circulação de sangue. “As pessoas que trabalham em escritórios precisam se levantar para alongar, fazer caminhada e ajudar na circulação de sangue dos seus membros inferiores”, indica.

 

Outra indicação é o uso de meias compressivas, que podem auxiliar no retorno do sangue para o coração, evitando assim episódios de complicações.

 

Por último, a profissional faz um alerta sobre o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de cigarro. “Bebidas alcoólicas e cigarro predispõe a várias doenças, entre elas a trombose. Portanto, é necessário ter uma melhora da qualidade de vida e alimentar”, conclui.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo