O Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, foi celebrado no dia 12 de outubro, com uma verdadeira multidão em procissão com percurso de, aproximadamente, 12 quilômetros.
Pelo 6º ano consecutivo, a romaria teve saída da Paróquia Santa Luzia após a benção do Padre Beto, e percorreu ruas, avenidas e estradas rurais com destino à Capela de Nossa Senhora Aparecida, construída na entrada da Fazenda São Pedro.
Segundo os organizadores e Polícia Militar, mais de 1.000 pessoas caminhando, de bicicleta ou a pé, acompanharam a imagem de Nossa Senhora, conduzida em um andor que foi levado pelos próprios romeiros, revezando pelos ombros de quem se dispunha a ajudar.
Como já virou tradição, por mais um ano foi feita homenagem ao jovem Danilo Anicetto Netto, que faleceu no ano de 2017 após sofrer infarto enquanto pedalava pelo caminho que faz parte do Caminho da Fé. Na chegada, o Diácono João Thomazelli fez uma oração junto a todos os presentes.
A Procissão foi organizada pelos Trilheiros da Fé e amigos. Foram arrecadados 4.500kg de alimentos que foram doados para três entidades: APAE, Lar São Vicente de Paulo e Paróquia Santa Luzia, sendo 1.500km de alimentos para cada entidade.
Vale lembrar que além de voluntários, os peregrinos tiveram todo suporte com água, banheiros químicos, acompanhamento da Polícia Militar, funcionários públicos, e ônibus para o trajeto de volta.
“Agradecemos a todos que participaram e ajudaram de uma forma ou outra nessa empreitada. Procissão essa que vem crescendo a cada ano que passa, com muitas doações de alimentos. Muita gratidão a todos. E que Deus e Nossa Senhora nos dê em dobro em forma de bênçãos. E que venha 2023”, agradece Beto Medeiros.
Leandro Cavalcanti
Fotos: Kátia Bionês