TRE-SP vai desativar postos em Cravinhos e várias cidades do Estado de São Paulo

TRE-SP vai desativar postos em Cravinhos e várias cidades do Estado de São Paulo

Fechamento faz parte da reestruturação do atendimento eleitoral no Estado.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) informou que, até o dia 30 de junho, vai desativar vários postos e pontos de atendimento vinculados às zonas eleitorais em todo o estado. A medida faz parte da Resolução nº 665/2025, aprovada em março, e visa ajustar os serviços eleitorais diante das mudanças no perfil de atendimento e da modernização do sistema.

Em Cravinhos, o atendimento ao público será realizado até 27 de junho, assim como nos municípios m Aguaí, Bertioga, Bom Jesus dos Perdões, Buri, Guapiara, Guará, Ibaté, Ilhabela, Iracemápolis, Jaguariúna, Laranjal Paulista, Louveira, Mirante do Paranapanema, Mongaguá, Nuporanga, Palestina, Pilar do Sul, Piquete, Quatá, Queluz, Salesópolis, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rosa de Viterbo, São Sebastião da Grama, Viradouro. As unidades de Itupeva e Tambaú foram fechadas antes, na terça (10) e no dia 16 de junho, respectivamente. O posto de Iperó já encerrou as atividades no último dia 30 de maio.

Já os pontos que serão extintos estão nas localidades de Luis Antonio, Itaberá, Ribeirão Grande, Nazaré Paulista, Boiçucanga, Colômbia e Rio das Pedras. As unidades só atenderão o eleitorado também até o dia 27 deste mês. Abrangido pela resolução, o ponto de Pinhalzinho foi fechado em 8 de abril.

Motivos da reestruturação

A decisão do TRE-SP levou em conta fatores como a queda no número de atendimentos presenciais, o avanço do Autoatendimento Eleitoral pela internet, a possibilidade de o eleitor ser atendido em qualquer cartório do estado, e não somente na sua zona eleitoral, além do custo elevado para manter esses locais abertos.

Os postos, que têm funções além do atendimento ao público, como preparação e logística das eleições, serão fechados juntamente com os pontos, que servem apenas para atendimento direto aos eleitores.

Para facilitar o acesso aos serviços, o TRE-SP tem investido em projetos como a Parceria Cidadã, que conta com a colaboração de prefeituras em municípios sem unidades eleitorais para oferecer suporte ao atendimento on-line, especialmente para quem tem dificuldade com ferramentas digitais.

Também estão em funcionamento os Pontos de Inclusão Digital (PID), em cidades como Anhembi, Barra do Turvo, Bom Sucesso de Itararé e Campos Novos Paulista, onde servidores ajudam os eleitores a usar os serviços digitais e participar de atos eleitorais por videoconferência.

Vale lembrar que, no estado, os eleitores podem procurar atendimento em qualquer cartório, independentemente da zona eleitoral a que pertencem. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, mediante agendamento prévio pelo site do TRE-SP.

Além disso, a Central de Atendimento pelo telefone 148 está disponível para esclarecer dúvidas 24 horas por dia, com atendimento humano em horário comercial.

Essa reorganização, segundo o TRE-SP, foi resultado de um estudo detalhado realizado entre agosto de 2023 e novembro de 2024, que avaliou o uso e a eficiência das unidades.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias