Trabalho Temporário: saiba tudo sobre esse regime jurídico de contratação

Trabalho Temporário: saiba tudo sobre esse regime jurídico de contratação

Em 2024, ASSERTTEM celebra 54 anos de atuação e os 50 anos da Lei Federal nº 6.019

O ano de 2024 é de celebrações para o Trabalho Temporário no Brasil. A Lei Federal nº 6.019, de 1974, completou 50 anos e a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) completa 54 anos no dia 17 de março, reforçando seu compromisso em organizar e desenvolver esse regime jurídico de contratação, junto às agências de Trabalho Temporário, poder público e sociedade.

“Os 50 anos da Lei Federal 6.019 nos mostra que as empresas têm se apoiado, cada vez mais, no Trabalho Temporário para atender a suas demandas de mercado. Por ser um regime jurídico diferenciado, que permite a contratação e rescisão sem grandes entraves, as empresas que conhecem o Trabalho Temporário se beneficiam mais, porque as ações são rápidas, flexíveis e seguras juridicamente”, afirma o presidente da ASSERTTEM, Alexandre Leite Lopes. 

Alexandre Leite Lopes, presidente da ASSERTTEM. (Divulgação)

De acordo com ele, o Trabalho Temporário equaciona três cenários: a incerteza, quanto ao tempo que será necessário manter essa contratação; a emergência, porque é uma forma rápida e eficaz de mobilizar pessoal e assim não perder a oportunidade de atender as demandas do mercado; e a flexibilidade no prazo contratual. 

Mas, afinal, o que é o Trabalho Temporário? 

O Trabalho Temporário – em conformidade com a Lei Federal 6.019/74 e o Decreto nº 10.854/2021 -, é prestado por pessoa física contratada por uma agência de Trabalho Temporário que a coloca à disposição de uma empresa utilizadora.

Quais as necessidades que atende?

O contrato de Trabalho Temporário visa atender às necessidades transitórias das empresas, sendo elas: 

–  substituição transitória de pessoal permanente, como coberturas de férias, afastamentos ou licenças do pessoal efetivo;

– demanda complementar de serviço, como o reforço na força de trabalho, picos de movimentação, além dos períodos sazonais.

Qual o prazo de contratação?

O Trabalho Temporário possui limite legal de 180 dias. E, caso se mantenha a necessidade transitória da empresa, o contrato pode ser prorrogado por mais 90 dias. 

Trata-se de uma opção formal de contratação?

Sim. O Trabalho Temporário é uma opção formal de contratação, que preserva os direitos dos trabalhadores, já que a remuneração do temporário é equivalente aos dos empregados efetivos da mesma categoria da empresa utilizadora; há o pagamento de férias proporcionais; Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); benefícios e serviços da Previdência Social; seguro de acidente do trabalho; e há a anotação da condição de trabalhador temporário na Carteira de Trabalho Digital.

Como contratar um trabalhador temporário?

Para realizar a contratação de um trabalhador temporário, a empresa utilizadora precisa, obrigatoriamente, contratar uma agência de Trabalho Temporário registrada e autorizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego para que realize a intermediação da contratação. 

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
FestVideo reúne jurados para avaliação de projetos inscritos neste final de semana

Seletiva das peças publicitárias será conduzida pelos profissionais Alexandre Ravagnani, Marília Ziotti, Felipe Valente, Claudio Cinelli e Francis Alan, que estarão presencialmente em Ribeirão Preto (SP), nos próximos dias 15 e 16 de março (sábado e domingo). Finalistas do festival serão anunciados no próximo dia 18 de março