Tendências de profissões e negócios em 2022

Tendências de profissões e negócios em 2022

Especialista Flávio Guimarães aponta quais segmentos terão maior procura neste ano

Para quem chegou em 2022 com o desejo de adquirir um novo emprego ou apostar em um novo negócio, o consultor empresarial, especialista em gestão e empregabilidade e professor da Estácio, Flávio Guimarães, aponta as carreiras que estão em evidência em 2022. Na lista, profissionais que dominem as áreas de gestão de pessoas; de processos; tecnologia; inclusão e compras digitais serão bem aceitos no mercado. Já quem desejar empreender, os ramos certeiros e lucrativos serão o de alimentação; farmácia; confecção; pet shops; e e-commerce. 

Segundo o docente, os profissionais que buscam um reposicionamento no mercado de trabalho e dominam gestão, serão apreciados pelas empresas. Flávio Guimarães argumenta que a pandemia continuará a nortear algumas profissões. “Hoje, temos psicólogos, médicos, enfermeiros que realizam atendimentos online e presenciais. E esse modelo deve continuar. A gente ainda está dentro de um desdobramento e a pandemia continua a nortear alguns segmentos”, informa. Além disso, o especialista aponta que pelos próximos 20 anos, ainda estaremos revisando processos para resgatar os prejuízos causados pelo Covid-19.

Sobre quem busca inserção no mercado, o professor da Estácio revela que o ideal é estar preparado para a necessidade da empresa e ter em mente que, ao participar de um processo seletivo, é necessário conhecer a organização em que pretende se candidatar, desde a missão, visão e valores. “É importante ver a empresa como minha. Precisa estar sempre se antecipando, ter novas ideias, ser uma pessoa que está ali para contribuir e compreender que salário é resultado. É importante também ter consciência de uma variação dos momentos das empresas. Elas estão precisando muito mais de economia e reduções.”, acrescentou.

Home office

O especialista revela que o modelo home office abriu um momento interessante que até então não era tão bem visto. “Os gestores diziam que seria difícil controlar os profissionais. Hoje é fácil constatar que é possível fazer esse controle e com redução de custos para a empresa. O modelo tem essa tendência de se consolidar cada vez mais e ir se aperfeiçoando, como parte home office e parte presencial”, reforçou.

Empreendimento

Para quem busca iniciar novos negócios ou aperfeiçoá-los, Flávio garante que apostar nas áreas de E-commerce, segurança de dados, atendimento, consultoria, telemedicina e educação à distância, irá garantir rentabilidade. Além desses ramos, Flávio também indica que setores de alimentação e confecções continuarão em alta. “Quem souber investir em alimentação, roupas, farmácias e pet shops terão bons lucros. São nichos com forte tendência ao crescimento”, aponta.

Para Flávio, antes de iniciar qualquer negócio é necessário obter uma consultoria técnica, para saber como iniciar, como investir de forma assertiva. Já para quem está empregado, o conselho é investir em aperfeiçoamento para possibilitar o crescimento profissional. “Qualificação sempre será um diferencial, seja para uma promoção, ou a conquista de um novo emprego. Também é preciso levar em conta que nunca é o suficiente, o mercado profissional muda e precisamos acompanhar as tendências. Busque uma graduação. Se já possui um diploma universitário, busque uma pós-graduação ou até mesmo invista em uma segunda graduação e assim por diante. Conhecimento nunca é demais!” acrescenta.

COMENTÁRIOS

Os comentários não representam a opinião do nosso website. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ajude-nos a melhorar nosso website

Nos informe sobre erros de digitação, informações ou problemas técnicos.