Tathi Piancastelli apresenta o espetáculo “Oi, Eu Estou Aqui!” no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, dia 12 de março

Tathi Piancastelli apresenta o espetáculo “Oi, Eu Estou Aqui!” no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, dia 12 de março

Ativista dos direitos da pessoa com síndrome de Down, Tathi apresenta um solo com um teor biográfico escrito e protagonizado por ela

Com a genialidade de uma artista multitalentosa, Tathi Piancastelli, ativista na defesa dos direitos da pessoa com síndrome de Down, sente na pele os desafios para mostrar ao mundo a capacidade de autonomia que deseja e pode conquistar. “Oi, Eu Estou Aqui” é uma peça de teatro escrita e protagonizada por Tathi, com direção de Fábio Costa Prado, que também é co-autor do texto, com apresentação marcada para o próximo dia 12 de março, terça-feira, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, a partir das 20h. A entrada é gratuita, com ingressos sendo distribuídos na bilheteria do teatro a partir das 19h. O espetáculo, que reforça a importância de um mundo mais inclusivo, terá tradução em libras.

O solo “Oi, Eu Estou Aqui” é encenado e escrito por Tathi Piancastelli, que interpreta Ana, uma mulher determinada a superar obstáculos para atingir seus objetivos de vida, conquistar a independência e a autonomia. A cada novo ato, uma nova vitória: o direito de morar sozinha, a educação e, por fim, o amor.

A peça foi desenvolvida a partir de conversas entre o diretor Fábio Costa Prado e Tathi Piancastelli. Essa parceria resultou em um texto incrível em que Fábio é co-autor ao lado da artista. Em uma apresentação de 40min, o espetáculo une aspectos biográficos utilizando de recursos audiovisuais para multiplicar a presença de Tathi no palco. O espetáculo em Ribeirão Preto é uma realização do SESC com o apoio do Instituto MetaSocial, da FADA e do fotógrafo Marcelo Murbach.

Além de atuar como escritora e atriz, Tathi é referência nacional em atividades como defensora dos direitos da pessoa com síndrome de Down, tendo, inclusive, reconhecimento internacional. A artista, que também é empresária, digital influencer e palestrante, foi inspiração para a “Tati” , personagem com síndrome de Down nas histórias da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa. 

Serviços — “Oi, Eu Estou Aqui!” em Ribeirão Preto

Data: 12 de março de 2024, terça-feira, a partir das 20h
Local: Teatro Municipal – Via São Bento – Campos Elísios, Ribeirão Preto – SP, 14085-430
Entrada Gratuita – retirada de ingressos na bilheteria do teatro acontecerá a partir das 19h do mesmo dia
Outras informações: https://www.sescsp.org.br/programacao/oi-eu-estou-aqui-2/
Uma realização SESC 

Foto: Divulgação

Sobre Tathi Piancastelli

Tathi Piancastelli é atriz, empresária, palestrante, digital influencer, escritora e ativista. Multitalentosa, ainda criança Tathi foi inspiração para que Maurício de Sousa desse o nome de “Tati” a uma personagem do elenco da icônica Turma da Mônica. 

Como escritora e atriz, Tathi apresentou a peça teatral “Menina dos Meus Olhos”, o primeiro espetáculo profissional escrito e protagonizado por uma pessoa com síndrome de Down. Nele, Tathi interpreta a personagem Bella, uma jovem que passa por situações de preconceito, discriminação e violência, até encontrar o verdadeiro amor. A produção da companhia americana de teatro Nettles Artists Collective, foi apresentada no 30° Festival Internacional de Teatro Hispânico de Miami, em 2015 e conquistou o Brazilian International Press Award 2016, na categoria Melhor Teatro/Espetáculo nos EUA. 

Além disso, do amor pela arte, Tathi utiliza seus diferentes campos de atuação como instrumentos de transformação social, promovendo por meio do seu trabalho oportunidades de criar uma sociedade mais inclusiva. Como Coordenadora de Ativismo do Instituto MetaSocial, responsável pelo slogan “Ser Diferente é Normal”, Tathi Piancastelli faz parte do grupo de autodefensores da Federação Brasileira das Associações de síndrome de Down (FBASD). Tathi também teve a oportunidade de viver uma das experiências mais marcantes de sua vida como representante do Brasil na Assembleia das Nações Unidas (ONU) no Dia Internacional da síndrome de Down, celebrado em 21 de março. 

No ano passado, Tathi apresentou a exposição “De Dentro para Fora”, na capital paulista, Campinas e Taubaté, ambos nos interior do estado. O projeto expõe uma sequência de 18 fotos feitas por Nila Costa, que retrata de forma impactante o processo de inclusão sonhado por uma pessoa com síndrome de Down, desde o momento que ainda está sob a proteção do útero materno, os desafios enfrentados na sociedade, como o preconceito e a ignorância, a sensação de opressão de sua voz, desejos e sentimentos, até a liberdade de viver os seus próprios sonhos como uma qualquer pessoa adulta. O projeto foi lançado na ONU, em Nova Yorke em seguida foi para Miami, chegando às terras brasileiras, no Museu da Inclusão. 

Atualmente a atriz apresenta a peça “Oi, Eu Estou Aqui!” (Hi, I Am Here!), um espetáculo solo escrito e atuado por Tathi Piancastelli. Esta obra coloca a artista em evidência, ecoando a sua poderosa voz de forma intensa no palco e na transformação do mundo para que seja um espaço mais inclusivo. Durante o monólogo, Tathi retrata a sua busca por independência e autonomia, passando por uma jornada que concretiza os seus desejos de morar sozinha, ter um diploma e casar-se. 

Entre suas diferentes atividades além de sua atuação como atividades, escritora e atriz, a rotina de Tathi Piancastelli inclui palestras em diversas ocasiões e campanhas publicitárias, como influenciadora digital de marcas como Dove, Arezzo, Nubank, Vivo e Nestlé, compartilhando dicas de moda, lifestyle, maquiagem e inclusão nas redes sociais.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Montôt lança estúdio conceito de arquitetura corporativa em Ribeirão Preto

Novo espaço inaugurado no Alto da Boa Vista oferece uma abordagem inovadora, transformando o showroom em um ambiente de trabalho e experimentação que integra experiência e funcionalidade. Com soluções utilitárias e parcerias estratégicas com marcas brasileiras como a Legg (mobiliários) e a Everlight (iluminação), estúdio revoluciona o conceito de design de interiores e arquitetura corporativa na cidade.

Pular para o conteúdo