A Cia Pé na Tábua, de Ribeirão Preto, inicia a partir da próxima quinta-feira, dia 9, até domingo, dia 12, a segunda temporada do espetáculo Atalhos, que acontece online no YouTube da Cia. A obra conta com trilha sonora autoral composta pelo cavaquinista e compositor carioca, João Callado. A novidade é que esta temporada acontece com audiodescrição e legendas para surdos e ensurdecidos.
No dia 10, sexta-feira, às 20h30, acontece a primeira apresentação presencial e aberta ao público, na sede da Biblioteca Sinhá Junqueira. A entrada é gratuita e não necessita de retirada de convite antecipado.
Acessibilidade – “A pandemia nos mostrou a urgência em trazermos recursos de comunicação acessível, como é a audiodescrição, para nossas obras. Sempre nos preocupamos em fazer com que nossas obras cheguem a um público diverso”, informa Renata Defina, sapateadora e fundadora da Cia Pé na Tábua.
O processo criativo de Atalhos teve início em 2018. Em 2021 A Cia. Pé na Tábua pode, com colaboração de diversos profissionais, aprofundar sua pesquisa cênica. Com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o espetáculo conta com trilha sonora autoral assinada pelo cavaquinista e compositor carioca João Callado, do Grupo Semente, e traz a colaboração do percussionista corporal Charles Raszl, do Grupo Barbatuques, como provocador cênico.
Atalhos propõe uma experiência cinestésica, com aproximações entre o sapateado e a percussão corporal. Amparados em uma estética minimalista da cena, composta pelo tablado de madeira e dramaturgia da luz, os elementos rítmicos brasileiros e a paleta de cores presentes no figurino, sapato e chão, destacam-se como solo fértil e amplo para essa obra que busca ampliar as escutas. O elenco é composto pelos sapateadores Renata Defina, Ana Luiza Yosetake e Rodrigo Lima.
Sobre a Cia. – A Cia Pé na Tábua vem articulando produções culturais que merecem destaque no cenário da dança autoral. Por conta da elaboração da composição e execução primorosa de seus processos criativos, desbrava as possibilidades de criação de uma obra inédita com apoio de políticas públicas de incentivo à cultura, e colabora para a história e resistência da arte do sapateado no Brasil.
Callado – “Quando o grupo usou minha música São Jorge/ Marte eu fiquei super feliz. Eu tinha composto essa música para o meu primeiro disco solo. É um tema instrumental. Vi a coreografia deles e achei muito legal essa música ter sido escolhida. Quando fui convidado para criar a trilha de ATALHOS, fiquei muito feliz, pois é umas das coisas que eu mais gosto de fazer”, revelou João Callado.
Charles – “Foi muito feliz o nosso encontro, pois tenho a impressão de que eu propunha era muito acolhido e entendido. O grupo assimilava uma provocação, uma ideia, uma sugestão e fazia daquilo uma outra coisa. Eu sentia que havia uma transformação daquilo, como acolher, entender e transformar”, diz Charles Raszl.
Para acompanhar todas as ações em andamento da Cia. Pé na Tábua, basta acompanhar as redes sociais @ciapenatabua (Instagram, Facebook e Youtube) e website: www.ciapenatabua.com.br
Serviço: Atalhos (com apoio do Edital ProAC Expresso Nº 03/2020 – “Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos de Dança no Estado de São Paulo” – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo)
Segunda temporada: 09, 10, 11 e 12/12 com acessibilidade comunicacional (Audiodescrição e LSE).
Plataforma: Youtube da Cia. Pé na Tábua (youtube.com.br/ciapenatabua)
Ficha Técnica
Intérpretes-criadores: Ana Luiza Yosetake, Renata Defina e Rodrigo Lima
Trilha Sonora: João Callado
Provocação Cênica: Charles Raszl
Sonorização: Guilherme Carvalho
Iluminação: Gabriel Galhardo
Produção Audiovisual: Nave Mãe Filmes
Direção Audiovisual: Raíza Ferreira
Produtor Audiovisual: Alex Vissoto
Assistente de Produção: João Gatto
Pós Produção: André Loures
Mixagem de Som: Guilherme Carvalho
Cenário: Fernanda Junqueira
Figurino: Cheyenne Cordeiro
Costura: Karina Xavier
Fotografia: Carol Cb
Maquiagem: Luís Henrique Lopes
Cabelo: João Paulo Galoni
Design Gráfico: Rodrigo Lima
Produção Executiva: Mariana Cazula
Imprensa: Márcia Rosseto (M3)
Celular: (16) 9.9100-4376