Sexta-feira acontece o espetáculo ATALHOS presencialmente na Biblioteca Sinhá Junqueira Ribeirão Preto

Sexta-feira acontece o espetáculo ATALHOS presencialmente na Biblioteca Sinhá Junqueira Ribeirão Preto

Primeira apresentação presencial do mais novo espetáculo da Cia. Pé na Tábua acontece no próximo dia 10, às 20h30, na sede da biblioteca, localizada na rua Duque de Caxias, 547, no centro. A entrada é gratuita e não precisa de convites. A segunda temporada do espetáculo, com acessibilidade comunicacional, acontece de 9 a 12, online, pelo YouTube da Cia Pé na Tábua.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A Cia Pé na Tábua, de Ribeirão Preto, inicia a partir da próxima quinta-feira, dia 9, até domingo, dia 12, a segunda temporada do espetáculo Atalhos, que acontece online no YouTube da Cia. A obra conta com trilha sonora autoral composta pelo cavaquinista e compositor carioca, João Callado. A novidade é que esta temporada acontece com audiodescrição e legendas para surdos e ensurdecidos.

No dia 10, sexta-feira, às 20h30, acontece a primeira apresentação presencial e aberta ao público, na sede da Biblioteca Sinhá Junqueira. A entrada é gratuita e não necessita de retirada de convite antecipado.

Acessibilidade – “A pandemia nos mostrou a urgência em trazermos recursos de comunicação acessível, como é a audiodescrição, para nossas obras. Sempre nos preocupamos em fazer com que nossas obras cheguem a um público diverso”, informa Renata Defina, sapateadora e fundadora da Cia Pé na Tábua.

O processo criativo de Atalhos teve início em 2018. Em 2021 A Cia. Pé na Tábua pode, com colaboração de diversos profissionais, aprofundar sua pesquisa cênica. Com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o espetáculo conta com trilha sonora autoral assinada pelo cavaquinista e compositor carioca João Callado, do Grupo Semente, e traz a colaboração do percussionista corporal Charles Raszl, do Grupo Barbatuques, como provocador cênico.
Atalhos propõe uma experiência cinestésica, com aproximações entre o sapateado e a percussão corporal. Amparados em uma estética minimalista da cena, composta pelo tablado de madeira e dramaturgia da luz, os elementos rítmicos brasileiros e a paleta de cores presentes no figurino, sapato e chão, destacam-se como solo fértil e amplo para essa obra que busca ampliar as escutas. O elenco é composto pelos sapateadores Renata Defina, Ana Luiza Yosetake e Rodrigo Lima.

Sobre a Cia. – A Cia Pé na Tábua vem articulando produções culturais que merecem destaque no cenário da dança autoral. Por conta da elaboração da composição e execução primorosa de seus processos criativos, desbrava as possibilidades de criação de uma obra inédita com apoio de políticas públicas de incentivo à cultura, e colabora para a história e resistência da arte do sapateado no Brasil.

Callado – “Quando o grupo usou minha música São Jorge/ Marte eu fiquei super feliz. Eu tinha composto essa música para o meu primeiro disco solo. É um tema instrumental. Vi a coreografia deles e achei muito legal essa música ter sido escolhida. Quando fui convidado para criar a trilha de ATALHOS, fiquei muito feliz, pois é umas das coisas que eu mais gosto de fazer”, revelou João Callado.

Charles – “Foi muito feliz o nosso encontro, pois tenho a impressão de que eu propunha era muito acolhido e entendido. O grupo assimilava uma provocação, uma ideia, uma sugestão e fazia daquilo uma outra coisa. Eu sentia que havia uma transformação daquilo, como acolher, entender e transformar”, diz Charles Raszl.

Para acompanhar todas as ações em andamento da Cia. Pé na Tábua, basta acompanhar as redes sociais @ciapenatabua (Instagram, Facebook e Youtube) e website: www.ciapenatabua.com.br

Serviço: Atalhos (com apoio do Edital ProAC Expresso Nº 03/2020 – “Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos de Dança no Estado de São Paulo” – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo)
Segunda temporada: 09, 10, 11 e 12/12 com acessibilidade comunicacional (Audiodescrição e LSE).
Plataforma: Youtube da Cia. Pé na Tábua (youtube.com.br/ciapenatabua)

Ficha Técnica

Intérpretes-criadores: Ana Luiza Yosetake, Renata Defina e Rodrigo Lima
Trilha Sonora: João Callado
Provocação Cênica: Charles Raszl
Sonorização: Guilherme Carvalho
Iluminação: Gabriel Galhardo
Produção Audiovisual: Nave Mãe Filmes
Direção Audiovisual: Raíza Ferreira
Produtor Audiovisual: Alex Vissoto
Assistente de Produção: João Gatto
Pós Produção: André Loures
Mixagem de Som: Guilherme Carvalho
Cenário: Fernanda Junqueira
Figurino: Cheyenne Cordeiro
Costura: Karina Xavier
Fotografia: Carol Cb
Maquiagem: Luís Henrique Lopes
Cabelo: João Paulo Galoni
Design Gráfico: Rodrigo Lima
Produção Executiva: Mariana Cazula

Imprensa: Márcia Rosseto (M3)
Celular: (16) 9.9100-4376

COMENTÁRIOS

Os comentários não representam a opinião do nosso website. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ajude-nos a melhorar nosso website

Nos informe sobre erros de digitação, informações ou problemas técnicos.