Segunda edição da Academia de Sucessão no Agronegócio prepara jovens para liderarem propriedades agrícolas

Segunda edição da Academia de Sucessão no Agronegócio prepara jovens para liderarem propriedades agrícolas

Iniciativa realizada pela Corteva Agriscience, ORPLANA e FIA Business School é voltada para sucessores de famílias empresárias do setor de cana-de-açúcar

A Corteva Agriscience, em parceria com a Associação de Produtores de Cana do Brasil (ORPLANA) e a FIA Business School, promove a segunda edição da Academia de Sucessão no Agronegócio. A iniciativa, com o propósito de contribuir para a capacitação de 50 jovens de famílias empresárias do setor de cana-de-açúcar, auxiliando-os no processo de sucessão familiar, ocorre até maio de 2023.

No projeto, os sucessores dos produtores associados à ORPLANA que já atuam na propriedade familiar, participam de aulas on-line e ao vivo ministradas por docentes da FIA Business School. O curso abordará os temas da governança nas empresas de controle familiar e os desafios da sucessão, da gestão financeira voltado para os sócios desse perfil de empresa, os modelos de planejamento societário e tributário para proteger o patrimônio da família, as competências comportamentais e sua relação com o processo decisório e novos direcionadores do ambiente de negócios, como inovação e ESG (governança ambiental, social e corporativa, do inglês environmental, social, and corporate governance).

Além das aulas e webinars, a segunda edição da Academia de Sucessão no Agronegócio contará com o “Family Day”, encontro presencial de encerramento com mentorias e apresentações dos trabalhos de conclusão de curso com a participação das famílias para trocarem experiências.

Aula Inaugural

As atividades da segunda turma tiveram início nesta quinta-feira (27/10), com a aula inaugural “Jornada do Sucessor”, ministrada pelo professor Armando Lourenzo, docente da FIA Business School, Doutor em Administração com ênfase em governança na empresa familiar, pesquisador, palestrante e autor de diversos livros sobre a área. Na ocasião, Lourenzo abordou o caminho que os jovens e seus familiares devem traçar para o negócio seguir crescendo, como os sucessores podem desenvolver suas carreiras nesse ambiente e os fatores-chave para uma sucessão bem-sucedida.

Segundo Redson Vieira, Líder de Cana-de-Açúcar da Corteva, é fundamental preparar pessoas para assumirem os negócios da família. “Tivemos muito sucesso com a primeira edição do projeto, formando 100 novos líderes que já estão aplicando na prática os conceitos que aprenderam. A nova edição reforça que o conhecimento relevante e atualizado é fundamental para progresso das gerações futuras e do setor canavieiro”.

“O programa é de grande importância por ter o olhar direcionado para o futuro dos negócios. É preciso preparar os sucessores da produção de cana-de-açúcar para que desde cedo estejam integrados nos negócios da família. Nós, da ORPLANA, sabemos da relevância do tema e é gratificante termos parceiros que compartilham da mesma visão e propósito, sempre de olho no futuro do setor sucroenergético”, afirma Gustavo Rattes de Castro, presidente da ORPLANA. Para Armando Lourenzo, professor da FIA Business School, é de extrema importância orientar e formar profissionais da área a assumir as empresas. “O Brasil é um país tão diverso e com um caminho no agronegócio com tantas oportunidades que é necessário ter projetos e ações para contribuir ativamente para esses profissionais que estão sempre se reciclando e trabalhando para construção de empreendimentos e empresas sólidas”, comenta.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo