Na noite de terça-feira (01/04), no Centro de Referência do Idoso “Francisco Ferdinando”, aconteceu a primeira roda de conversa e troca de experiências da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que retratou sobre “Abril Azul: conscientização sobre o autismo”.
O evento teve uma grande dinâmica que possibilitou a interação entre todos os presentes, assim proporcionando que pais, responsáveis e profissionais de diversas áreas pudessem conversar sobre o autismo, os direitos que todos tem perante a Constituição e como a rede de apoio de Cravinhos tem agido para tratar cada um dos casos.
“Temos uma rede apoio que ajuda não só os autistas, mas todas as pessoas que tem algum tipo de deficiência. E quando falamos em auxiliar não só as pessoas que estão necessitando, mas em especial os seus familiares, que às vezes não se veem acolhidos por ninguém, e precisam dessa força para continuar a cuidar de seus filhos, sobrinhos, entre outros”, comenta o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Wagner Jandozo Perez.
A roda de conversa contou com a mediação de duas profissionais da área com especialização em TEA: Juliana Funaro (pedagoga e psicopedagoga) e Letícia Maria Martins Bettini Bignelo (psicóloga e está cursando pós-graduação em terapia de família e casais e em Terapia Cognitiva Comportamental).
“Queremos agradecer o convite feito pelo Wagner e toda a equipe, realizamos essa dinâmica com a família de pessoas autistas, porque é o momento que elas podem se sentir acolhidas e também contar um pouco de suas histórias do dia-a-dia”, relatam Juliana e Letícia.
No final todas as crianças autistas receberam um presente diferenciado para poderem ser estimulados com brincadeiras em seus cotidianos.
O evento contou com a participação de diversas autoridades municipais, entre elas o vice-prefeito, Yann Carrascosa; a primeira-dama, Dulcinéa Bueno; o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Wagner Jandozo Perez; o secretário municipal de Administração, Carlos Augusto Manella; e a supervisora municipal de ensino, Lucimara Souza.

















