Apesar do que muitos acreditam, a contabilidade não é uma ciência exata, mas sim uma ciência social muito importante e presente no dia a dia de empresas e instituições. Com a contabilidade, é possível estimar tanto o valor quantitativo quanto o qualitativo de empresas e comércios, sejam eles pequenos ou grandes, e predeterminar o futuro financeiro daquele estabelecimento.
Quando se fala sobre a determinação do valor da empresa ou instituição, automaticamente já se pensa que o profissional deve ter domínio total de fórmulas matemáticas e métodos de cálculo. Entretanto, o contador faz uma interpretação dos valores apresentados nos arquivos da empresa e, a partir disso, procura meios de direcionar a instituição para um melhor caminho.
Atualmente, a profissão vive um momento áureo. Onde há uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, existe a figura do profissional da contabilidade. De acordo com a contadora Alessandra Camargo, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Estácio, o Dia da Contabilidade – comemorado no dia 25 de abril – é essencial para a população lembrar da importância de tais profissionais, os quais precisam assumir várias funções de grande importância dentro da empresa. Sem as interpretações e decisões tomadas pelos profissionais da contabilidade, muitas das grandes empresas presentes na atualidade não existiriam hoje.
“Nas grandes empresas, o contador é fundamental especialmente nos setores de auditoria, controladoria e compliance. É preciso que ele desenvolva características de liderança e apresente conhecimentos em tecnologias e sistemas de informação. Além disso, esse profissional também é de suma importância na área da justiça, onde atua em diversas lides como perito”, afirma a contadora.
Apesar de muito importante, Alessandra destaca que os contadores, ainda assim, passam por obstáculos. “O maior desafio para essa profissão é acompanhar as constantes mudanças impostas pelo governo no âmbito tributário, sendo necessário que esse profissional fique atento diariamente às publicações que são realizadas, bem como o conhecimento tecnológico para uso dos programas exigidos pelo Fisco”, complementa ela.
Em suma, a prosperidade de muitas das grandes empresas e instituições dependem dos contadores, e isso não tende a mudar. Mesmo tendo o dia 25 de abril dedicado a profissionais tão importantes, é fundamental que a relevância deles nunca seja esquecida no dia a dia.