RibeirãoShopping é ponto de coleta de campanha para arrecadação de meias usadas

RibeirãoShopping é ponto de coleta de campanha para arrecadação de meias usadas

Iniciativa tem como objetivo a redução do lixo textil e também a promoção de ações de valorização artístisca e inclusão social. Os fios utilizados nas meias doadas são aplicados na produção de novas meias, acessórios e roupas
O ponto de coleta está localizado em frente à Renner, no Setor Aquífero Guarani do RibeirãoShopping Tábata Barbosa

O RibeirãoShopping firmou uma parceria com a Associação Meias Solidárias (Chaussettes solidaires) para a arrecadação de meias usadas. O ponto de coleta, localizado em frente à Renner, no Setor Aquífero Guarani do empreendimento, está disponível desde o dia 3 de junho e tem como objetivo recuperar meias antigas e sem uso, que serão recicladas e tranformadas em em obras para incentivar ações de valorização artística.

A triagem das meias usadas é feita por pessoas em inclusão social e profissional, com suporte financeiro feito pela Associação Meias Solidárias. Além da solidariedade, o trabalho também é uma medida para economia de água. As meias são coletadas e separadas por cor. O processo evita o tingimento, que economiza água e evita o uso de produtos químicos (um quilo de meias recicladas evita a emissão de 25 quilos de CO2 e 16.000 litros de água).

Criada pela estilista brasileira Marcia de Carvalho, que reside em Paris, o projeto “Chaussettes orphelines”, ou “meias órfãs”, em francês, consiste em reciclar a lã dessas peças do vestuário para criar novas roupas. A marca nasceu de uma vontade de não desperdiçar o que pode ser evitado. Ela também criou a associação Chaussettes solidaires (Meias Solidárias), que reúne pessoas em situação de reinserção profissional para atuar na triagem das doações. A entidade, que funciona em escolas de um bairro popular do norte de Paris, também propõe formações sobre moda reciclada e ateliês de sensibilização à economia social e solidária.

Mais informações sobre a Associação podem ser obtidas pelo site – www.chaussettessolidaires.org

COMENTÁRIOS

Os comentários não representam a opinião do nosso website. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ajude-nos a melhorar nosso website

Nos informe sobre erros de digitação, informações ou problemas técnicos.