Ribeirão Preto vai sediar Circuito Interna­cional de Fotografia com participação de 59 países

Ribeirão Preto vai sediar Circuito Interna­cional de Fotografia com participação de 59 países

O 1º Brazilian Interna¬tional Photography Circuit é reconhecido pela Federation Internationale de L’art Pho¬tographique (França), International Association of Art Photographers (Macedônia do Norte) e na cidade é organizado pelo Foto Clube Amigos da Fotografia e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

A arte fotográfica estará em alta no mês de agosto, pois pela primeira vez o Brasil recebe um circuito interna­cional de fotografia, aberto a todos os fo­tógrafos do planeta. O evento é orga­nizado por cinco fotoclubes nacionais, entre eles o Amigos da Fotografia de Ri­beirão Preto e também integra as programações da Feira Internacional do Livro da cidade.

Trata-se do 1º Brazilian Interna­tional Photography Circuit, reconhecido pela Federation Internationale de L’art Pho­tographique (FIAP, França), International Association of Art Photographers (IAAP, Macedônia do Norte) e Con­federação Brasileira de Fo­tografia (Confoto, Brasil) e vem mobilizando a categoria em vários cantos do mundo.

O evento tem o apoio cultural do jornal Tribuna e da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Ribeirão Preto. Toda logística já vem sendo preparada para receber essa ação artística. Em Ribeirão Preto, a ex­posição acontece de 10 a 30 de agosto nas dependências do Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na rua Cerqueira César, 371, centro da cidade (antiga sede da Prefeitura). A visitação estará disponível de segunda a sex­ta-feira, das 9h às 20 horas.

“Esse evento tem mobilizado os profissionais da fotografia de todo mundo e, para nós, é uma imensa realização ter esse evento em nossa cidade. Lutamos muito para receber esse circuito e tem sido uma alegria participar desta organização artística, preparar toda a logística para a chegada dos fotógrafos e de seus materiais fotográficos para compor a exposição. Agradecemos o secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão por nos acolher tão bem e apoiar esse circuito tão importante para os profissionais da fotografia”, destaca a fotógrafa, Elsa Rossato, uma das organizadoras do circuito e responsável pelo Fotoclube Amigos da Fotografia.

Fotos- São 180 imagens vindas de 59 pa­íses. No MIS, o circuito expõe as fotografias que ficaram nos três primei­ros lugares (que foram exibidas em suas cidades: Amparo, São Paulo, São José do Rio Preto, Brasília e Ribeirão Preto, além de 36 fo­tografias em papel 30×45, de três categorias: Preto e Branco, Colorida e Crativa. Também serão expostas as medalhas de ouro, prata e bronze de FIAP, IAAP, Con­foto e do Fotoclube Amigos da Fotografia.

As menções honrosas são apresentadas num apare­lho de TV, num total de 120 imagens. Além do GAF, o 1º Brazilian International Pho­tography Circuit também é gerenciado pelo Foto Cine Clube Bandeirante (São Pau­lo, capital), Candango Foto­clube (Brasília) e por mais dois fotoclubes do interior paulista, o Cine Foto Clube de Amparo e o Fotoclube Rio Preto e Branco, de São José do Rio Preto.

Duas imagens de asso­ciados ao Grupo Amigos da Fotografia, ambas da catego­ria Criativa, foram escolhidas para participar do circuito: “Peru”, de Luiz Caju, está na lista da FIAP Blue Ribbon; e “Escadas”, de César Trimer, foi sele­cionada pelo IAAP Ribbon. Os dois são de São Carlos. Na categoria Colorida, mais dois do GAF: Firmino Piton com a foto “Jardineiro” e Karoli­ne Saadi com “Que bom que você chegou”.

Chancelada pe­las principais federações do mundo fotográfico, a pri­meira edição do evento irá distribuir 695 prêmios, entre medalhas de ouro, prata e bronze, diplomas de menções honrosas, certificados e catá­logo digital aos participantes inscritos.

Entre as categorias do concurso estão livre Colori­do, livre Monocromático e Imagem Criativa (cor ou PB). Além de sua amplitude mun­dial e expressiva premiação, as fotografias selecionadas farão parte de um rodízio de expo­sições entre as cidades dos fo­toclubes organizadores.

O concurso contou com quinze jurados de peso de países como Ar­gentina, Brasil, Indonésia, Irã, Macedônia do Norte, Rússia, Sérvia e Suécia.

Legenda 1: FotocineAmigos da Fotografia traz circuito internacional de fotografia para o município

Serviço: 1º Brazilian Interna­tional Photography Circuit

Data:  De 10 a 30 de agosto 2023

Horários: 10/08 e 11/08, das 9h às 17h

De 12/08 até 20/08, das 9h às 20h 

De 21/08 até dia 30/08, das 9h às 17h

Local: Local: Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na rua Cerqueira César, 371, centro da cidade

Informações: https://www.instagram.com/amigosdafotografiarp/

https://www.facebook.com/profile.php?id=100063479165510

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Montôt lança estúdio conceito de arquitetura corporativa em Ribeirão Preto

Novo espaço inaugurado no Alto da Boa Vista oferece uma abordagem inovadora, transformando o showroom em um ambiente de trabalho e experimentação que integra experiência e funcionalidade. Com soluções utilitárias e parcerias estratégicas com marcas brasileiras como a Legg (mobiliários) e a Everlight (iluminação), estúdio revoluciona o conceito de design de interiores e arquitetura corporativa na cidade.

Pular para o conteúdo