Com o objetivo de divulgar a obra de um dos maiores dramaturgos brasileiros, a Cia Divino Ato e a Cia Representando a Arte realizam o Festival Nelson Rodrigues, primeiro do interior paulista que homenageia o importante artista, entre os dias 19 de julho a 20 de agosto, com espetáculos, oficinas gratuitas, palestras e debates.
Nelson Rodrigues é um dos mais importantes dramaturgos da história Brasileira, com a estreia de Vestido de Noiva (1943), o dramaturgo conquista o espaço que hoje o projeta para o panteão da produção artística brasileira e mundial, foi Sábato Magaldi quem mencionou em suas críticas literárias que se Nelson fosse europeu dividiria lugar ao lado de Shakespeare, O’Neill e Ionesco, tendo, segundo ele, desenhado os primeiros traços do teatro do absurdo com Dorotéia (1949).
Segundo os idealizadores, o objetivo do festival Nelson Rodrigues é traçar um panorama sobre seu teatro e o impacto artístico, cultural, social e histórico que ele gerou no século XX e que se estende até os dias de hoje. Com a execução de espetáculos, oficinas, debates e palestras, o Festival pretende trazer à tona discussões tão contemporâneas quanto no momento em que foram escritas.
A programação do Festival não é competitiva e conta com 4 espetáculos, sendo eles: “Viúva Porem Honesta”, “Os 7 gatinhos”, “Senhora dos Afogados” e “A Náusea”, sendo os 3 primeiros assinados pela Cia Divino Ato, e o último – adaptado da Obra “Dorotéia” – encenado pelo Grupo Fócu de Teatro, um dos núcleos da Cia Representando a Arte. Além dos espetáculos, que serão realizados no Teatro Municipal de Ribeirão Preto/SP, o festival conta com oficinas, cine debates, e uma roda de conversa com Crica Rodrigues, Neta do próprio autor que dá nome ao festival. A agenda completa, que conta com programação gratuita ou/e a preço popular, pode ser encontrada através do perfil oficial do Festival no Instagram.
“Nelson Rodrigues representa a vanguarda do teatro moderno brasileiro e, ainda assim, possui pouca projeção como artista dramático efetivamente estudado e encenado. Este é um dos aspectos que nos motivam a construir o Festival Nelson Rodrigues, trazendo à voga debates e experiências sobre suas peças e seu legado”, pontuam Richard Oliveira e Claudia Benedetti sobre a importância desse festival para a região e finalizam agradecendo a todos que estão presentes na coordenação e realização do festival, além de seus patrocinadores: A OnzeOnze Autoadesivos e a Open Perfumarias.