ENTENDA POR QUE DOAR SANGUE É IMPORTANTE!

O GSH BANCO DE SANGUE DE RIBEIRÃO PRETO ATENDE AOS DOADORES DE SEGUNDA A SÁBADO, DAS 7H ÀS 18H, NA RUA QUINTINO BOCAIÚVA, 975, VILA SEIXAS - (16) 3977-5900 | WHATSAPP: (16) 99702-0830.

Reportagem

Fotografia

Divulgação

Serviços

Telefone

Whatsapp

Redes Sociais

Publicidade

A doação de sangue é um gesto solidário. Mas, quem doa sangue, de fato, está ajudando a quem? De acordo com o GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto, uma única doação salva até quatro pacientes, que podem ser vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras, pacientes com câncer, que serão submetidos a transplantes, a cirurgias de médio e grande porte, como, por exemplo, cardíacas — um a cada 10 pacientes internados necessitam de transfusão.

Por isso, a demanda por hemocomponentes é constante e são os bancos de sangue que abastecem os hospitais com as bolsas de sangue. E, para que os estoques sanguíneos estejam em um nível saudável, é importante que as pessoas se conscientizem sobre a importância da doação de sangue.

Segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,8 da população brasileira é doadora, quando o ideal seria 3%. Neste mês de julho, período de férias, a situação ficou ainda mais crítica no GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto, acentuando a queda nas doações.

“Estamos recebendo uma média de 40 doações por dia quando o ideal seriam 80, e essa situação vem se repetindo há várias semanas, o que é muito grave pois pode causar um colapso no abastecimento”, diz Eli Mendes, líder de captação do GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto.

Ele explica ainda que é justamente neste período que a demanda por transfusões aumenta em decorrência de acidentes de trânsitos, pois há mais pessoas nas estradas viajando. “Por isso, temos que estar prontos com estoques saudáveis para atender casos de emergência, além dos casos que já atendemos de pacientes em tratamentos nos hospitais”, enfatiza Eli.

Nesse contexto, o Banco de Sangue convida os doadores frequentes e também aqueles que querem fazer sua primeira doação a comparecer na unidade e entrarem nessa corrente do bem pela vida. Doar sangue não dói, é um processo rápido, que dura em média 40 minutos.

Pular para o conteúdo