Revelando SP em Barretos terá shows de Cezar & Paulinho, Guito, Demônios da Garoa e Orquestra Sinfônica de Barretos

Revelando SP em Barretos terá shows de Cezar & Paulinho, Guito, Demônios da Garoa e Orquestra Sinfônica de Barretos

Maior festival da valorização das culturas tradicionais paulistas acontece entre 17 e 19 de maio, com entrada gratuita

Foram anunciados hoje os shows que acontecerão na edição de Barretos do Revelando SP em 2024. Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte, o evento em Barretos é correalizado pela Prefeitura da Estância Turística de Barretos. Este é o maior festival da valorização da cultura tradicional paulista, o Revelando SP acontece na cidade entre 17 e 19 de maio. O evento acontece no Recinto Paulo de Lima Correa e a entrada é gratuita.

Confirmados Revelando SP a dupla Cezar & Paulinho. (Divulgação)

A programação de shows será aberta na sexta-feira, dia 17, com a dupla Cezar & Paulinho, que está completando 50 anos de atividades. No sábado, dia 18, a apresentação é do músico Guito, que ficou conhecido por ter interpretado o personagem Seu Tibério na novela “Pantanal” (2023). Domingo, 19, é dia de dose dupla: tocam no festival o grupo Demônios da Garoa, com mais de 70 anos de trajetória, e a Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos, que fará um show especial, tocando clássicos do sertanejo.

O festival, que já teve mais de 55 edições ao longo de quase três décadas, oferece ao público uma viagem pelas tradições do estado de São Paulo, por meio de uma amostra de produções artesanais, culinária típica e manifestações culturais. São saberes passados de geração em geração e que representam a riqueza e diversidade cultural paulista. Além disso, o Revelando SP é ainda palco para a apresentação de grandes nomes da música brasileira.

“Possuímos uma indústria criativa robusta no estado de São Paulo e o Revelando SP é um exemplo disso. Um evento, que engloba gastronomia, dança e artesanato, é uma oportunidade perfeita para fomentarmos e preservarmos a essência da cultura paulista”, destaca a secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, Marília Marton. 

Em 2023, o Revelando SP teve duas edições, em São José dos Campos e em São Paulo, nas quais estiveram representados mais de 260 municípios, por meio de 127 atividades culturais. Neste ano, pela primeira vez, serão cinco edições ao todo, percorrendo mais cidades do estado – Iguape, São José dos Campos, Presidente Prudente e São Paulo.

Na culinária, o festival sempre oferece uma infinidade de quitutes, com muitos preparos à base de milho, banana e amendoim, compotas, doces cristalizados, bolinhos, pastéis, queijos, sanduíches, galinhada, feijão tropeiro e pratos com nomes e histórias curiosas, que fazem valer uma prosa com os expositores para ter contato com as origens dessas tradições.

Os artesãos, por sua vez, levam ao festival esculturas produzidas nos mais diversos materiais, arte sacra, tapetes, bolsas, entalhes, bordados, tecelagem, artes variadas em fibras, cipós, papel e palha, entre outros, levando ao público a arte produzida em todo o estado, pelos sertanejos, caiçaras, povos originários e quilombolas.

As expressões artísticas, por fim, se fazem presentes por meio de modas de viola, congada, catira, folia de reis, jongo, fandango, cururu, moçambique, dança cigana, samba de bumbo, coral indígena, violeiros, música caipira, bonecões e muito mais.

“Este é o resultado do esforço desta gestão para que nossa cultura, nossa história e nossos equipamentos públicos culturais fossem vistos, desejados e respeitados por todos”, diz Paula Lemos, prefeita de Barretos. “A indústria criativa e a cultura são ferramentas fundamentais para a transferência de conhecimento e renda. O impacto financeiro para o nosso município será de grande monta por meio deste grandioso apoio de nosso governo do estado. É Barretos novamente no mapa da rota cultural”, complementa Rogério Teodósio, secretário de Cultura do município.

Edital aberto

O Revelando SP está com edital aberto para que os municípios indiquem representantes nas áreas de artesanato, culinária e manifestações culturais tradicionais. A ampla participação dos municípios de todas as regiões é essencial para que a diversidade, contemplando o litoral, toda a cultura do interior e a região metropolitana da capital, esteja representada no evento.

Os municípios interessados em indicar representantes, devem se inscrever no edital, disponível no site www.amigosdaarte.org.br. As inscrições ficam disponíveis até 8 de abril.

Mais quatro edições em 2024

Após sua passagem por Barretos, o Revelando SP ainda terá mais quatro edições, levando a cultura tradicional paulista a mais regiões do estado:

Iguape – 14 a 16 de junho

São José dos Campos – 4 a 7 de julho

Presidente Prudente – 9 a 11 de agosto

São Paulo – 12 a 15 de setembro

Sobre a Associação Paulista dos Amigos da Arte

A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
FIL abre inscrições para campeonato regional de Slam

Final do campeonato acontece durante a 23ª edição da Feira Internacional do Livro e reunirá slammers da macrorregião de Ribeirão Preto. O principal nome feminino da poesia falada no Brasil, Roberta Estrela D’Alva, estará presente

Pular para o conteúdo