A cidade de Cravinhos sediou na última quarta-feira (24), no Ginásio de Esportes “Prefeito José Vessi”, a 2ª classificatória da etapa estadual do X Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA, que definiu quem ocupa as duas últimas vagas do quadrangular final.
Depois de mais de um ano e meio da decretação da pandemia de Covid-19, em março de 2020, o Torneio é a primeira atividade pedagógica coletiva e presencial realizada, com todos os cuidados ainda necessários para evitar a propagação do novo coronavírus.
“Com o apoio do Governador João Doria, os adolescentes foram imunizados contra a Covid-19, o que colabora na retomada da execução da medida como antes, com atividades coletivas presencial de impacto em todo o Estado paulista”, avalia o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa. “Iniciativas como esta só colaboram na manutenção do direito desses adolescentes à convivência comunitária.”
Entraram em quadra times formados por adolescentes em medida socioeducativa de internação no CASA Laranjeiras, da Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC); CASA Madre Teresa de Calcutá I, da Divisão Regional Sudoeste (DRS); e CASA Sertãozinho, representante da Divisão Regional Norte (DRN).
Os dois classificados se juntam, nas finais, às equipes dos CASAs Ônix, de São Paulo, e Praia Grande I, de Praia Grande, já classificadas. As partidas finais acontecem no dia 30 de novembro.
O X Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA reúne adolescentes em internação em centros socioeducativos de todo o Estado de São Paulo. A etapa estadual é organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação CASA.
OS JOGOS CLASSIFICATÓRIOS
A equipe do CASA Laranjeiras conquistou a vaga com duas vitórias: 7 a 2 sobre o CASA Sertãozinho e 12 a 1 contra o CASA Madre Teresa I, ficando com saldo positivo de 16 gols. Já o time do CASA Madre Teresa I venceu o CASA Sertãozinho por 4 a 3.
“A classificação dos adolescentes foi espetacular, pois foi uma resposta a todo o trabalho desenvolvido no centro socioeducativo com muito empenho dos servidores”, avalia o diretor do CASA Laranjeiras, André do Amaral Maia.
A estratégia de preparação da equipe incluiu treinos extras duas vezes por semana, priorizando as partes tática e técnica quando já estava para iniciar a etapa regional do Torneio.
“A equipe multidisciplinar conscientiza os jovens a olhar não só a vitória, mas a importância da participação no evento. Os vínculos formados entre socioeducador e socioeducando nesse processo é fundamental para o bom desenvolvimento da medida socioeducativa”, aponta o diretor do CASA Madre Teresa de Calcutá I, Miguel Cavalcante dos Reis.
O time do CASA Madre Teresa I tem treinado duas vezes na semana, além das aulas previstas pela Gefesp na agenda pedagógica.