




A 21ª edição do Congresso das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) teve como tema a inteligência artificial, tecnologia que começa a impactar o mundo dos negócios. Dentro desse espírito, o encontro, que aconteceu entre os dias 15 e 17 de maio em Águas de Lindóia (SP), contou com ajuda de um convidado especial, o robô assistente Zig.
Para representar a Associação Comercial e Industrial de Cravinhos, se fizeram presentes no Congresso o Presidente da ACIC, Fábio Kanayama Parise e o 1º Vice-Presidente, Marcelo Moraes Soares.
A abertura oficial do evento, realizada na quarta-feira (15), contabilizou 1.000 pessoas presentes. “Somos uma rede, temos que assumir compromissos acima daquilo que estamos acostumados. Uma rede como a nossa pode mudar o Brasil, uma rede liberal, associativa, sustentável, que quer mudança na política nacional”, disse Alfredo Cotait Neto, presidente da Facesp, na abertura do congresso.
A Rede Facesp é composta por 420 entidades espalhadas por todo o Estado de São Paulo. O sistema associativista conta com cerca de 250 mil empreendedores associados, sendo a grande maioria pequenas e médias empresas.
Associativismo feminino
Na quinta-feira, 16/5, segundo dia do congresso, Ana Claudia Badra Cotait, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), destacou que o conselho está em processo de expansão. “Estamos agora numa fase de reestruturação para o nosso crescimento. Criamos um plano de associativismo feminino, que consiste em trazer essas mulheres para perto das associações. Essa proposta agrega e muito as associações comerciais”, comentou Ana Claudia. Representando o CMEC de Cravinhos, se fez presente no Congresso, a Conselheira Erica Alves Lima. No estado de São Paulo são mais de 300 conselhos do CMEC e, no Brasil, está em 26 estados, incluindo o Distrito Federal.