Na terça-feira (17/07), no Teatro SESI, em Ribeirão Preto, aconteceu a cerimônia de encerramento do “Recompondo Saberes”, um projeto realizado em parceria com os municípios paulistas, cujo processo envolveu a qualificação dos professores, por meio do fornecimento de tecnologias educacionais e de materiais de orientação didática.
O evento contou com a presença de mais de 200 especialistas e autoridades das regiões de Franca, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Rio Claro, Araraquara, Matão, São Carlos, Mogi Guaçu, Jaú, Botucatu e Bauru.
Na oportunidade, foram apresentados os resultados do projeto, que atuou na formação dos professores das redes municipais, com objetivo de recuperar os impactos negativos que a pandemia trouxe de maneira generalizada para a educação brasileira.
O município de Cravinhos foi um dos 406 municípios contemplados pelo projeto, atendido semanalmente pela analista técnico educacional do SESI, Graciele Martins Bubna, a qual teve contato direto com as coordenadas pedagógicas e professores nas escolas de ensino fundamental – EMEB. “Antônio Joaquim da Silva”, EMEB. “João Nogueira”, EMEB. “Maria Virgínia Matarazzo Ippólito” e EMEB. “Moacyr Martins dos Santos”.
A docente, por meio de uma didática bem dinâmica, esteve à disposição para acolher e sanar dúvidas dos professores da rede, disponibilizando os materiais didáticos, orientando a utilização da plataforma online e sugerindo práticas de acordo com as realidades das turmas/escolas.
As ações do Recompondo Saberes se direcionaram a dois componentes curriculares: Português e Matemática, com foco na alfabetização para o Ensino Fundamental I (1o ao 5o ano) e na melhoria dos índices de proficiência para o Fundamental II (6o ao 9o ano).
Na ocasião a supervisora municipal de ensino, Lucimara de Souza Gomes, representou o município de Cravinhos recebendo a premiação que foi entregue pelos idealizadores do projeto.
“O Projeto ‘Recompondo Saberes’ foi importante para o município, oportunizando grande aprendizado e capacitando educadores a fim de que utilizem abordagens inovadoras, motivando-os a um novo olhar acerca da necessidade dos alunos, promovendo, assim, maior participação dos alunos e melhora de resultados frente ao cenário deixado pela pandemia”, comenta Lucimara Souza.
Ainda segundo Souza, o trabalho das coordenadoras pedagógicas foi fundamental para o bom andamento do projeto.
O prêmio foi apresentado ao prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno, que fez questão de parabenizar toda a equipe da Secretaria da Educação, professores, alunos e funcionários envolvidos.
Reportagem: Kennedy Oliveira/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cravinhos
Fotos: Divulgação