Recital ‘Canto da Alma’ destaca peças clássicas de compositores brasileiros

Recital ‘Canto da Alma’ destaca peças clássicas de compositores brasileiros

Recital pedagógico acontece no dia 26 de maio, às 16h30, na Tulha (USP) e reúne alunos das turmas de Canto Coral e Canto Lírico da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma), com acompanhamento do pianista Ju Hi Soon. O evento é gratuito, aberto ao público e dispensa retirada prévia de ingressos

Peças clássicas de compositores nacionais e versões para coro da música popular brasileira são destaques no recital ‘Canto da Alma’, mais uma produção da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto que acontece no dia 26 de maio (domingo), às 16h30, na Sala de Concertos da Tulha, no campus da USP em Ribeirão Preto (Avenida Bandeirantes, 3900). O recital reúne 60 estudantes de diferentes etapas de aprendizado das turmas de Canto Coral e Canto Lírico, coordenados pelas professoras Snizhana Drahan e Tamara Moraes Pereira.

O programa do concerto, com 15 músicas e uma hora de duração, tem composições de Miria T. Kolling, Chiquinha Gonzaga, Waldemar Henrique, Alberto Costa, Edmundo Villani-Cortês, Pixinguinha, Alberto Nepomuceno, Villa-Lobos, Ary Barroso, Chico Buarque e Ana Vilela. Os alunos se apresentarão em formato de coro e individual, com nove solistas: Isaías Mateus Seraphim, Yasmin de Oliveira, Giovanna Campos, Laysla Loyene da Silva Campos, Ana Campos, Maria Vitória Rossetto Medeiros, Leonardo Cardoso, Clara Godoy de Araújo, Tácristy Beatriz Rodrigues Nunes e Luísa Gonçalves. O acompanhamento será do pianista Ju Hi Soon.

Foto: Divulgação

Além de tornar público o trabalho desenvolvido pela Alma, o recital tem caráter pedagógico. “A apresentação é um momento importante do aprendizado dos nossos alunos porque mescla estudantes em diferentes realidades técnicas de estudo e tempos diferentes de aula de canto. Essa troca de experiências fortalece o processo pedagógico”, comenta Tamara Pereira, responsável por uma das turmas de Canto Lírico. “Eles ainda têm a oportunidade de estar no palco, se expondo e enfrentando o público, que é fundamental porque é só fazendo o ofício acontecer que eles saberão como realmente é”, completa a professora.

Para Ladson Mendes, coordenador pedagógico da Alma, o concerto representa uma extensão da sala de aula. “O palco é ambiente de crescimento do fazer musical. É ali que os alunos treinam suas habilidades e desempenho de forma prática e, por isso, é um espaço de grande valor”, avalia Mendes. Snizhana Drahan, professora de canto coral, acrescenta que os recitais públicos são pilares da proposta pedagógica da Alma. “Enquanto os alunos iniciantes precisam se acostumar com o palco, os mais experientes vão aprimorar sua capacidade de interpretação diante do público”.

O recital ‘Canto da Alma’ integra as apresentações públicas do núcleo de Ribeirão Preto da academia, em um projeto aprovado no ProAC/ICMS – Programa de Ação Cultural, do Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com patrocínios das empresas Ópera – Usina Alta Mogiana S/A e NECTA; Suíte – Santa Helena Indústria de Alimentos e Ária – Supermercado Canesin. “Nossa expectativa para este encontro dos alunos com o público é que seja uma vivência positiva para eles, com gostinho de quero mais e abraçando o desafio de melhorar sempre”, arremata Tamara Pereira.

SERVIÇO

Evento: Recital Canto da Alma
Data e horário: 26/05 (domingo) | 16h30
Local: sala de Concertos da Tulha (Avenida bandeirantes, 3900), campus da USP-RP
Acesso: gratuito

Programa

Eu sou pequeno artista, de Miria T. Kolling

Acalanto, de Waldemar Henrique (solo de Isaías Mateus Seraphim)

Pra sempre, de Edmundo Villani-Cortês (solo de Yasmin de Oliveira)

Canção do Rio, de Alberto Nepomuceno (solo de Giovanna Campos)

Lua Branca, de Chiquinha Gonzaga (solo de Laysla Loyene Da Silva Campos)

“Rosa”, de Pixinguinha (solo de Ana Campos)

“A Sertaneja”, de Chiquinha Gonzaga (solo de Maria Vitória Rossetto Medeiros)

“Cantilena”, de Alberto Nepomuceno (solo de Leonardo Cardoso)

“Coração Triste”, de Alberto Nepomuceno (solo de Clara Godoy de Araújo)

Canto da Saudade, de Alberto Costa (solo de Tácristy Beatriz Rodrigues Nunes)

“Evocação”, de Villa-Lobos (solo de Luísa Gonçalves)

João e Maria, de Chico Buarque

Aquarela do Brasil, de Ary Barroso

Folclore Panamenho: O tambor

“Promete”, de Ana Vilela

“Felicidade”, de Marcelo Jeneci

“Carinhoso”, de Pixinguinha

Sobre a Alma

A Alma – Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo