RÁDIO ‘CRAVINHOS FM’ AVANÇA E SEGUE CONQUISTANDO POPULAÇÃO CRAVINHENSE

RÁDIO ‘CRAVINHOS FM’ AVANÇA E SEGUE CONQUISTANDO POPULAÇÃO CRAVINHENSE

SOB NOVA DIREÇÃO, A RÁDIO COMUNITÁRIA TEM VIVIDO UM MOMENTO DE MODERNIZAÇÃO E CRESCIMENTO.

O ano de 2023 foi um divisor de águas para Rádio “Cravinhos FM” trazendo consigo avanços, transformações significativas e, aumentando assim o atendimento e vínculo com a população que é um dos principais papéis de uma rádio comunitária. 

Além disso, a equipe passou a ser comandada pelo novo diretor Paulo Henrique Manella Silveira, 43 anos, mais conhecido como PH, que após o falecimento do fundador da emissora, Dr. Luiz Ângelo Baptiston Caputo, aceitou o desafio de continuar levando informação e entretenimento aos ouvintes de Cravinhos. 

VOCAÇÃO E PRIMEIROS PASSOS

Integrante de uma das famílias mais tradicionais de Cravinhos – os “Manella”, PH é casado com Gisele Abenchus há 13 anos e descobriu a paixão pelo rádio ainda na infância. “Quando eu tinha 5 anos, já narrava futebol dentro do banheiro e minha mãe começou a perceber meu dom”, contou PH. 

Aos 17 anos, o jovem já frequentava um estúdio de rádio o que serviu para aumentar ainda mais o desejo de ser radialista. “Quando eu tinha 17 anos, morava no bairro Viegas e sempre ia na Rádio Canal Livre, que era a rádio do Bita na época, e ficava vendo os comunicadores fazer a programação e isso foi me despertando ainda mais o interesse”, falou.

Os primeiros passos de PH no mundo do rádio foram impulsionados pelo amigo Paranazinho e pelo saudoso Garcia Filho. “Quando comecei a frequentar a rádio, logo conheci o Paranazinho, foi ele que me deu a primeira oportunidade e me apresentou ao Garcia Filho, que me ensinou todos os pontos de como fazer um programa de rádio. Então, em resumo, foi o saudoso Garcia Filho e meu amigo Paranazinho, que hoje está no Paraná, as pessoas que me impulsionaram a começar no rádio”, recordou Paulo Henrique. 

Há 28 anos na profissão, a maior parte destes anos PH trabalhou na rádio Cravinhos FM. “Eu trabalho nessa área há mais de 28 anos. Como radialista de Rádio Comunitária, já passei por diversas rádios, mas foi na Cravinhos FM que eu tive minha maior oportunidade, quando o Paranazinho me levou para lá. Na 87,9 FM eu consegui construir a minha história. São 28 anos no rádio, sendo 23, 24 anos só na Cravinhos FM. Estou na rádio praticamente desde o início da sua oficialização como a 1ª e única rádio comunitária legalizada e autorizada pela ANATEL”, disse o orgulhoso.

MOMENTOS MARCANTES

Paulo Henrique tem momentos importantes registrados em sua trajetória no rádio, que vão desde a passagem por emissoras de Ribeirão Preto até a narração de jogos de futebol em São Paulo. “Passei por várias rádios de Ribeirão Preto, como a CMN – Jovem Pan AM, como narrador esportivo e tive um programa que chamava ‘Boa Noite Ribeirão’, que era líder de audiência na CMN, época do Rádio AM. Trabalhei na Rádio Verdade, onde comecei, trabalhei na Rádio 79 e também na Rádio Cultura, todas em Ribeirão Preto. Ainda na Rádio 79 fui pra São Paulo transmitindo Corinthians e Santos, São Paulo e Palmeiras, no estádio do Pacaembu”. 

Todos esses momentos serviram como fonte de conhecimento para Paulo Henrique. “Nos meados de 2004 a 2009, trabalhando no Rádio em Ribeirão Preto, eu pude experimentar a comunicação do Rádio profissional e assim adquirir bagagem e experiência para seguir com os meus próprios trabalhos”, disse PH. 

AVANÇANDO

Para o atual diretor da Rádio Cravinhos FM, a palavra de ordem tem sido: mudança. Desde que assumiu a função, PH tem realizado mudanças significativas na estrutura física e principalmente tecnológica da Rádio. Uma das principais mudanças realizadas recentemente foi a melhoria do som da 87,9 FM. “Hoje a Rádio tem um som com tanta qualidade que às vezes as pessoas se confundem achando que estão ouvindo uma rádio de Ribeirão Preto ou São Paulo, justamente pela qualidade. Investimos em novos equipamentos e computadores modernos para ter mais qualidade”, explicou.

Atrelado a essas mudanças está o objetivo de deixar a Rádio Cravinhos FM cada vez mais moderna e tecnológica. “Outra mudança realizada foi a implantação de um sistema inovador com site e aplicativos modernos. Atualmente trabalhamos com a Megadinâmica, uma empresa que atende mais de 400 rádios no Brasil. Com essa parceria conseguimos inserir programas que agregam conhecimento aos nossos ouvintes como: programas de utilidade pública, de saúde, notícias, esporte, música. Tudo isso com um som de qualidade e um sistema inovador. Conseguimos trazer som de qualidade e um sistema que permite a transmissão no site, aplicativo e no Rádio. Hoje a população de Cravinhos acompanha a programação pelo site, tanto que em 6 meses já batemos mais de 50 mil acessos”, comemorou PH. 

PROGRAMAÇÃO ECLÉTICA

Junto a todo investimento e mudanças na estrutura, o novo diretor também tem inovado a programação da 87,9 FM e de forma eclética, vem atendendo a todos os segmentos de públicos. “Nossa programação atual tem buscado incluir conteúdo para todas as faixas etárias. Na madrugada e no final da tarde mantemos os sertanejos antigos, pois temos um público cativo, mais antigo, que acorda na madrugada e tem por costume nos acompanhar. Já das 7h da manhã às 16h da tarde temos uma programação que toca desde flashback até pagode e hits internacionais. Já a noite nossa programação é mais voltada para o público do flashback e aqueles que gostam de ouvir música para relembrar os bons momentos. É um público mais romântico, que gosta de música dos anos 70 a 90. Sendo assim, durante o dia pensamos nos mais novos e a noite nos voltamos para os mais saudosistas”, explicou o locutor.  

BENEFÍCIOS PARA A POPULAÇÃO

Entre as atividades desenvolvidas por uma Rádio Comunitária está oferecer programação de qualidade com utilidade pública, entretenimento, informação e promoções. Com trabalho duro e dedicação, a Rádio Cravinhos FM tem desempenhado suas funções com maestria.

 “Hoje a rádio está instalada em um novo local, onde o público pode ter mais acesso e isso tem feito as pessoas frequentarem mais nossa sede.  Outro trabalho importante que fazemos é o de utilidade pública. Falamos sobre documentos perdidos, alertas sobre a dengue, campanhas de vacinação, vaga de emprego, enfim, tudo o que é lançado em Cravinhos a Rádio divulga”, disse PH. 

“Como priorizamos as entidades assistenciais da cidade, APAE, Casa da Criança e Lar São Vicente de Paulo, sempre divulgamos sobre doações, comunicados, campanhas, ação entre amigos procurando engajar a população”, complementou o radialista. 

Outra ação que a Rádio Cravinhos FM tem feito para beneficiar a população cravinhense são as promoções. “Há mais de 1 ano nós aumentamos nossas promoções e em um ano premiamos aproximadamente 590 pessoas. Hoje temos promoções e prêmios durante toda semana e nas datas comemorativas organizamos premiações maiores. Prova disso é que no aniversário de 25 anos da Rádio, sorteamos 25 grandes prêmios e foi um sucesso” comemorou Paulo Henrique. 

DESAFIOS

Desafio é uma palavra que não tem amedrontado a equipe da Cravinhos FM, que juntos já tem se preparado para transpor os percalços que surgirem. “Atualmente, os principais desafios da nossa rádio é avançar ainda mais tecnologicamente e contornar as rádios concorrentes, pois Ribeirão Preto tem grandes rádios e para conseguir concorrer com elas precisamos apresentar um bom trabalho. Com as mudanças que estamos realizando, temos conseguido competir no mesmo patamar dessas grandes rádios”, falou.

Outro desafio para a equipe é fazer com que os comerciantes de Cravinhos sintonizem a rádio 87,9 FM. “Um dos nossos objetivos é fazer com que o comércio da cidade sintonize nossa Rádio Comunitária. E neste sentido, vemos que temos conseguido progresso, pois por onde andamos temos visto grandes lojas e supermercados sintonizando nossa emissora. Isso é bom, porque assim as pessoas comentam sobre a rádio, a audiência sobe e se torna uma boa ferramenta para fazer com que a Rádio Cravinhos FM cresça a cada dia.”, disse o radialista alegre. 

Novo ano, novas metas

2023 está chegando ao fim e PH, juntamente com a equipe da Rádio Cravinhos FM, já traça planos para continuar crescendo. “Como presidente, tenho me reunido com a diretoria para traçar os planos de 2024 e um deles é fazer com que os munícipes possam ter um som de qualidade em todos os locais da cidade”, disse. 

“Em 2023 conseguimos concluir as metas que tínhamos estabelecido e para o próximo ano queremos fazer a inserção de novos programas e de novos comunicadores vindo para Cravinhos FM. Queremos apresentar projetos inovadores, além da modernização do estúdio, acústica e microfones de alta qualidade”, acrescentou.

Em 2024, Paulo Henrique completará o seu primeiro ano no comando da Cravinhos FM e pretende continuar trabalhando com zelo. “Ano que vem estarei completando um ano como diretor geral da rádio e com certeza quero continuar fazendo um bom trabalho, pois o que eu mais que quero durante minha administração é deixar um legado na cidade de Cravinhos. Eu sempre digo que quem tem que comandar a audiência é a rádio da cidade e a Rádio Cravinhos FM que fez história durante toda sua jornada está mais viva do que nunca e crescendo a cada dia. Para mim é um orgulho muito grande”, falou PH emocionado.

Coração grato

Paulo Henrique participa da história da Rádio Cravinhos FM desde seu início, praticamente e sabe o quanto aqueles que o antecedeu trabalharam para que a rádio tivesse a visibilidade que tem hoje, por isso é grato. “Eu não poderia deixar de fazer um agradecimento especial ao Luis Ângelo Caputo, o meu diretor, meu padrinho de casamento e sua esposa dona Tinha, pessoas que para mim foram como pais. Um dos sonhos do Luis Ângelo era a rádio continuar e eu estou conseguindo realizar esse sonho dando prosseguimento a rádio. Muitos duvidavam da continuidade, mas está aí prova a Cravinhos FM está aí mais viva do que nunca prestando um grande trabalho. Então está aí em homenagem ao meu diretor, ao meu eterno diretor, Luis Ângelo, esta continuidade da Cravinhos FM eu dedico a ele e a sua falecida esposa d. Tinha. Agradeço também a dona Denise Caputo, minha vice-presidente. Ela que passou o bastão para nós e pela sua felicidade por eu estar à frente comandando como diretor geral, muito obrigado mesmo”.

Além do agradecimento aqueles que o antecederam, PH também é grato aquela que o tem acompanhado diariamente nesta jornada. “Quero fazer um agradecimento a minha esposa Gisele, que é meu braço direito, pois PH sem Gisele não é a mesma coisa. Minha esposa cuida das finanças da rádio e toda a parte financeira fica muito bem comandada por ela. A rádio tem organização graças ao trabalho da Gisele que cuida de toda finança, apoio e doações, ela que é o coração da rádio Cravinhos”, falou PH agradecido.

UM POUCO DE HISTÓRIA

O sonho de ter uma concessão para uma emissora de rádio sempre foi um desejo do Dr. Luiz Ângelo Baptiston Caputo. Em sua infância era visionário com a possibilidade de um dia as informações serem divulgadas em todo o mundo, pensava no que hoje é a fibra ótica. 

A primeira solicitação para a concessão da emissora foi em 1980, nessa época o Serviço de Alto Falantes na praça central e as propagandas volantes nas ruas já faziam parte da rotina do município de Cravinhos.

Hoje a Cravinhos FM 87,9 é uma associação de radiodifusão comunitária que traz benefícios para toda a população, não só como entretenimento, mas também com informações locais e utilidade pública. (Relato de Denise Ruivo Caputo – Filha do saudoso Dr. Luiz Ângelo Baptiston Caputo).

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo