O “Tocando e Encantando” realiza nesta quinta-feira (16/5) duas aulas abertas da Oficina de Danças Urbanas, às 9h30 e às 14h. O projeto funciona, gratuitamente, no Centro Cultural Palace (Rua Álvares Cabral, 322, centro). Os interessados não precisam efetuar inscrição prévia, basta chegar no horário e participar da atividade.
A professora assistente da Oficina de Danças Urbanas, Dauany Moraes, destaca que esse estilo de dança é um conjunto de modalidades, como o hip-hop, waacking e o breakdance. “Vamos abordar o que é a dança urbana e trabalhar passos neste contexto mais amplo da modalidade, buscando desenvolver coordenação motora, musicalidade e a naturalidade do praticante. É uma diversão para quem está começando no mundo da dança”, explica.
Ela ainda reforça que a ideia do projeto em realizar aulas abertas é de apresentar a modalidade para interessados e descobrir novos dançarinos na cidade. “Queremos trazer mais alunos para o projeto. O objetivo é organizarmos as vagas do próximo semestre, antes do início das férias de julho, possibilitando que novos alunos já conheçam a oficina”, reforça Dauany.
Foi como a aluna, Fernanda Lima de Moraes Cruz, de 13 anos, conheceu a oficina. A estudante descobriu o projeto junto com a mãe, através das redes sociais e optou por fazer uma aula experimental para ver se gostava. “Desde pequena eu me interesso pela dança. Sempre quis aprender. Fiz as aulas, gostei e se der certo eu sigo a carreira na dança, mas se não acontecer, pelo menos eu vou ter essa experiência”, conta a estudante.
Desde janeiro participando das oficinas, Fernanda acrescenta que as aulas a ajudaram em outra atividade artística que cursa, o teatro. A aluna destaca que, para quem pensa em fazer dança, “o ideal é começar”. Não há necessidade de já começar nas oficinas, pode-se optar por uma aula experimental ou aula aberta, para perceber se gosta mesmo da modalidade”, sugere a aluna.
Adesão ao curso
Para quem se interessar em ingressar na oficina, as vagas estão divididas por faixa etária, de seis a 17 anos. Depois, de participar da aula aberta, os alunos devem passar pelo processo de matrícula, ficha de inscrição, escolha de horários e só depois ingressam nas aulas.
O projeto “Tocando e Encantando” oferece a oficina de Danças Urbanas no Centro Cultural Palace (rua Álvares Cabral, 322, Centro) com apoio da escola de dança Carla Petroni. Já as aulas de Violão e Prática em Conjunto são oferecidas na igreja Bom Pastor (rua José Eliseu, 778, Jardim Zara) e na paróquia São Mateus (rua Campinas, 3.250, Quintino Facci I), para alunos a partir dos oito anos de idade.
Também acontecem outras duas oficinas para públicos específicos: Circo, para integrantes da Associação Alvorada (Jardim do Trevo), e Teatro, para crianças e adolescentes atendidos pela Casa das Mangueiras (Vila Recreio).
O projeto, em sua nona edição, iniciou as atividades em julho de 2022 e é patrocinado pela empresa RTE Rodonaves por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias do Governo do Estado de São Paulo) e conta com produção executiva da Origem Produções.
Serviço:
Aula aberta de Dança Urbana
Data: 16 de maio, quinta-feira
Horário: às 9h30 e às 14h
Local: Centro Cultural Palace – rua Álvares Cabral, 322, no centro de Ribeirão Preto.
Inscrição: gratuita e aberta ao público
Sobre a Origem Produções
Empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, com vocação consolidada para atuar em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social. Fundada em 2007, a Origem Produções desenvolve trabalhos em todo o país e soma experiências no exterior. Com equipe capacitada e constantemente atualizada sobre as exigências legais e tendências nas diferentes áreas de atuação, a produtora vem se destacando no mercado e conquistando a confiança de clientes e parceiros com transparência. Seus serviços, alinhados às estratégias de negócios e de comunicação das empresas, ampliam o relacionamento com a comunidade e colaboradores, além de dar visibilidade às políticas corporativas. Como interface entre artistas e patrocinadores, a Origem propicia o acesso à cultura, a interação social e o desenvolvimento humano.