Projeto social de Ribeirão Preto desafia jovens a criarem soluções para evitar evasão escolar em hackathon

Projeto social de Ribeirão Preto desafia jovens a criarem soluções para evitar evasão escolar em hackathon

Segundo dados do INEP, a taxa de abandono do ensino médio no Brasil mais que dobrou de 2020 para 2021; para os últimos anos do ensino fundamental o aumento foi de 75%

O Projete realiza neste sábado (24), das 9h45 às 18h, o hackathon 2022. Cerca de 160 alunos de ensino médio de escolas públicas de Ribeirão Preto, atendidos pela entidade, participarão do evento voltado para tecnologia e inovação. Este ano a atividade acontece no centro empresarial Dabi Business Park, e leva o tema “como evitar evasão escolar”.

“O Projete, com base no pilar da Sustentabilidade da ESG, adotou para este ano o quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que é a Educação de Qualidade. Com isso, desafiamos os jovens do Projete a criarem soluções tecnológicas para evitar a evasão, algo que aumentou significativamente com a pandemia”, explica o coordenador do Projete, Marcos Desideri.

Números
Segundo dados do Censo Escolar do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) do Ministério da Educação, a taxa de abandono do ensino médio mais do que dobrou no Brasil de 2020 para 2021 indo de 2,3% para 5% e superando os 10% nos estados do Norte.

Para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) da rede pública, a taxa cresceu 0,9 ponto percentual, passando de 1,2%, em 2020, para 2,1%, em 2021, um aumento de 75%. De acordo com estudo da Fundação Roberto Marinho, com base em dados do IBGE e do Censo Escolar, mais de 400 mil jovens de 15 a 17 anos estavam fora da escola e não completaram o ensino médio em 2021, o que corresponde a 4,4% da população nessa faixa etária.

Hackaton

O programa do Hackaton 2022 do Projete começa às 9h45 com o acolhimento dos jovens e a formação das equipes que irão trabalhar o dia todo nas propostas com o objetivo de apresentar no final do dia um pitch da solução tecnológica.

Ao longo do sábado os jovens participação de oficinas de Empatia, Ideação, Prototipação, Pitch e assistirão uma palestra inspiradora com especialistas da iniciativa pública, privada e do terceiro setor. Os participantes terão alimentação disponibilizada pelo projeto.

“O Dabi Business Park possui em seu conceito inicial a conexão entre as pessoas, capacitação de talentos e a busca por soluções inovadoras. Essa parceria com o Projete une tudo isso com uma proposta de desenvolvimento social e sustentável para os jovens”, avalia o gestor do Dabi Business Park, Eduardo Brondi.

O Projete

Fundado em 2013 por iniciativa de empresas privadas de Ribeirão Preto, o curso capacita jovens do ensino médio de escolas públicas nas competências socioemocionais, conhecidas como soft skills, requeridas cada vez mais no mercado de trabalho e acadêmico. Os integrantes recebem mentorias aos sábados no período da manhã, trabalhando além das competências socioemocionais temas como educação financeira, gestão organizacional, comunicação e habilidades de relacionamento, assuntos relacionados a economia, gestão de negócios e mais.

O curso é 100% gratuito e fornece vale transporte, alimentação e apostilas sem nenhum custo, com realização de formatura gratuita no final do período de aprendizado. Em 2022, o curso passou a fornecer além da opção presencial para os jovens de Ribeirão Preto um formato online para jovens da região, disponibilizando os materiais necessários como notebook/tablet e internet para aqueles que não possuem e não tem condições de arcar com tecnologia em casa.

Dabi Business Park

O Dabi Business Park é um centro empresarial localizado em Ribeirão Preto que tem a missão de integrar pessoas, empresas e ideias. Fruto do retrofit de um imóvel industrial dos anos 1970, ocupa uma área de 100 mil m2, abrigando grandes corporações, empresas de base tecnológica, startups e um hub de inovação que fomenta a conexão, a inovação e o empreendedorismo de impacto.

Hackaton Projete 2022

Data: 24/09 9h45 – 18h

Local: Dabi Business Park

Rua Gal. Augusto Soares dos Santos, 100 – Pq. Ind. Lagoinha, Ribeirão Preto – SP

Programação

09h45 – Abertura do Hackathon 2022

Acolhimento, formação de equipes, apresentação do tema e da Associação Projete

10h – Oficina de Empatia

Maristela Muccilo, Chefe de Divisão de Estudos Econômicos e Pesquisas na PMRP

11h15 – Oficina de Ideação

Marcos Desideri, Coordenador Geral da Associação Projete.

13h – Oficina de Prototipação

Fernando Grisi, professor, consultor, empreendedor e cientista

14h45 – Oficina de Pitch

Fabiano Gonçalves, Diretor executivo da Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira.

15h – Momento inspiração

Apresentação do projeto DoeNow, pelo Co-founder Vitor Machado, Social Media do Projete

16h – Pitches

Apresentação dos projetos elaborados pelas equipes.

17h30 – Premiação da equipe vencedora e encerramento.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo