PROJETO RAÍZES TRANSFORMA VIDA DE CRIANÇAS CRAVINHENSES

PROJETO RAÍZES TRANSFORMA VIDA DE CRIANÇAS CRAVINHENSES

O PROJETO SOCIAL FOI CRIADO EM 2011 E JÁ ATENDEU MAIS DE 750 CRIANÇAS.

Acesso a uma infância saudável, segura e divertida é a proposta do ‘Projeto Raízes’, que também poderia chamar Esperança, pois é o que o projeto tem proporcionado as crianças de Cravinhos, através da coordenação do casal Mauricio de Souza Carvalho Junior, 30 anos, Engenheiro Civil e Gabriela Lellis Pizzi Carvalho, 29 anos, Psicóloga. 

Localizado no bairro Jardim Itamarati, em Cravinhos, o projeto trabalha no contra turno da escola, ou seja, as crianças que estudam no período da tarde frequentam o projeto de manhã. Já as crianças que estudam pela manhã, passam a tarde no Raízes. 

Esta iniciativa tem sido de grande valia para os pais, que podem sair para trabalhar mais tranquilos e beneficiando principalmente as crianças que têm a oportunidade de aprender coisas novas, pois atividades é o que não falta para elas.  

BOM É SER CRIANÇA

Brincadeiras, atividades lúdicas e oficinas estão entre algumas das ações realizadas com aqueles que frequentam o Raízes. “Fazemos várias atividades com as crianças como: oficina de artes, culinária, leitura, oficina de jogos pedagógicos, auxílio na tarefa de casa, futebol, queimada, ping-pong, vôlei, pula corda e muito mais”, disse a coordenadora.

Além disso, o projeto tem como base instruir as crianças nos princípios da Palavra de Deus. “Temos como principal objetivo proporcionar um desenvolvimento saudável na infância, com base nos princípios bíblicos. Nosso foco não são apenas as oficinas e atividades lúdicas, nós ensinamos a Palavra de Deus, não é sobre religião, é sobre Deus e Sua Palavra, por isso temos momentos de louvor e devocional bíblico”, explicou Gabriela.

RAÍZES DE GRANDES ÁRVORES

O nome do projeto tem um significado especial que é retratado através da simbologia da raiz de uma árvore, mostrando assim a profundidade das metas que o projeto busca alcançar. “Escolhemos o nome Raízes, pois sabemos que a base para uma árvore crescer e florescer é a raiz e que se tirarmos a raiz de qualquer planta, ela morre. Cremos que uma base sólida na infância pode proporcionar um futuro e uma realidade diferente na vida adulta. Nosso objetivo é mostrar para cada criança do Projeto Raízes que elas são especiais, amadas e capazes. Declaramos sempre que elas são uma bênção neste mundo e vão fazer a diferença”, explicou a psicóloga.

INÍCIO DE TUDO

O Projeto Raízes teve início em 2011 e foi idealizado pelo casal, pastor Marcos Leite Heck e a professora Neiva Heck. “A criação do Projeto Raízes aconteceu em 2011, quando o Marcos e a Neiva sentiram no coração o desejo e a necessidade de abrir um contra turno para as crianças dos bairros vizinhos ao projeto. Eles pediram a direção de Deus e as portas foram se abrindo. Depois de um tempo este casal acabou se mudando de Cravinhos, e foi quando meu esposo Maurício e eu assumimos a coordenação e demos continuidade ao projeto”, explicou Gabriela.  

Atualmente, além dos coordenadores, o Projeto Raízes conta com uma equipe formada pelas educadoras Rosana, Daniela e Veridiana, pela Cacilda, que é responsável pelo lanche das crianças e por mais três voluntários.

TRANSFORMANDO VIDAS

A proposta é essa, transformar vidas por meio da educação e da Palavra de Deus para obter resultados ainda mais consistentes, desde 2022 a faixa etária atendida pelo projeto foi estendida. “Atendemos crianças com idade a partir dos 6 anos e acompanhamos cada uma delas até os 15 anos. Anteriormente elas ficavam no projeto até os 11 anos, mas no ano de 2022 Deus colocou no meu coração de criar a turma Teens, que é o nosso grupo de pré-adolescentes, e por conta disso estendemos até os 15 anos”. 

Nos 12 anos de existência do Projeto Raízes, várias crianças de Cravinhos tiveram a infância cercada pelos cuidados proporcionado pela equipe do projeto. “Recentemente fizemos um cálculo bem por baixo, e cremos que mais de 750 crianças já passaram pelo Projeto”, comemorou a coordenadora. 

“ESTAMOS EM UMA GRANDE OBRA E NÃO PODEMOS PARAR”

Apesar dos desafios, em 2024, a equipe do Projeto Raízes só pensa em crescer e avançar. “Nosso próximo plano é ampliar as experiências culturais e de lazer para as crianças. Por exemplo, este ano conseguimos levá-los ao cinema e ao teatro, algo que muitos nunca tinham ido. Teve um ano que levamos eles ao Mc Donald, e para alguns foi algo marcante. Me lembro de um menino que nunca tinha comido um lanche do Mc Donald e a alegria no rosto dele era nítida”, contou.

Oferecer um ambiente de qualidade e impulsionar o desenvolvimento de todos é tarefa de ordem para o próximo ano. “Nossos planos são, além de continuar proporcionando um bem-estar e desenvolvimento saudável, ampliar as experiências externas, com passeios, lazer, cultura, mostrando sempre que existem inúmeras possibilidades e que com empenho e dedicação coisas se tornam reais”, finalizou a coordenadora.

SEJA UM VOLUNTÁRIO

O Projeto Raízes é uma entidade não governamental e toda a renda para manutenção é oriunda de doações. “Vale a pena dizer que o projeto não recebe recursos governamentais e ele é mantido por um quadro de empresários que confiam e apoiam o nosso trabalho mensalmente. Mas, além dos empresários, pessoas também nos ajudam com contribuições mensais ou esporádicas”, explicou Gabriela.

Se você quer encerrar o ano fazendo uma boa ação, pode colaborar e fazer sua doação através da chave PIX: (16) 99190-0353. Qualquer dúvida, entre em contato pelo WhatsApp (16 )99190-0353.


Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Montôt lança estúdio conceito de arquitetura corporativa em Ribeirão Preto

Novo espaço inaugurado no Alto da Boa Vista oferece uma abordagem inovadora, transformando o showroom em um ambiente de trabalho e experimentação que integra experiência e funcionalidade. Com soluções utilitárias e parcerias estratégicas com marcas brasileiras como a Legg (mobiliários) e a Everlight (iluminação), estúdio revoluciona o conceito de design de interiores e arquitetura corporativa na cidade.

Pular para o conteúdo