Projeto do Fundo Social de Cravinhos possibilita a emissão de 1.920 Carteiras de Identidade

Projeto do Fundo Social de Cravinhos possibilita a emissão de 1.920 Carteiras de Identidade

O Fundo Social de Cravinhos promove um projeto, em parceria com o Poupatempo, que possibilita que a cada semana pessoas sejam transportadas até a unidade de Ribeirão Preto para a retirada de RG.

Todo cidadão tem direito a documentação, uma vez que são essenciais para sua identificação, seja na hora da procura de um emprego, de prestar um concurso público ou até mesmo para realizar algum tipo de registro em Cartório. Por isso mesmo a administração municipal de Cravinhos, através do Fundo Social de Solidariedade, realiza o agendamento no Poupatempo de Ribeirão Preto, para que quem necessite possa fazer o seu RG (Carteira de Identidade).

“O RG é um dos principais documentos que devemos possuir, entretanto existem pessoas que nunca nem o tirou, por isso mesmo temos feito esse trabalho para identificar as pessoas e agendar para que possam fazer o documento no Poupatempo, em Ribeirão Preto. E também temos os casos daquelas pessoas que perderam a carteira de identidade e precisam da segunda via, assim viabilizamos para que possam fazer”, comenta a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cravinhos e primeira-dama, Dulcinéa Bueno.

Segundo a nova legislação o RG tem a validade de 10 anos, sendo assim em ocasiões simples como abrir conta no banco, viajar, dar entrada na aposentadoria ou prestar concursos públicos, a orientação ao usuário é a mesma: RG antigo precisa ser renovado.

E para que a emissão do documento seja feita de forma rápida, a Prefeitura Municipal de Cravinhos disponibiliza toda 6ª feira ônibus, para que possam ser levadas as pessoas até o Poupatempo e assim seja realizada a emissão do documento.

“No ano de 2012 muitas pessoas chegavam até o Fundo Social e manifestavam a vontade de requerer um RG ou a 2ª via do mesmo, foi quando surgiu a ideia, e, através do apoio da Prefeitura Municipal, desde então, levamos um grupo de pessoas, todas as sextas-feiras, para a emissão do RG”, explica a funcionária do Fundo Social de Cravinhos e responsável pelo projeto, Alessandra Caldas de Azevedo.

Em 2021 foram emitidos somente por esse projeto do Fundo Social de Solidariedade de Cravinhos o número de 1.920 RGs. Para conseguir ir até o Poupatempo para emissão de documentos os interessados devem procurar o Fundo Social e apresentar os documentos: certidão de nascimento ou casamento, RG antigo (caso o possua) e o número do CPF (caso a pessoa não tenha, deve se levar o CPF da mãe). 

“As pessoas vem até o Fundo Social, fazemos o agendamento e na sexta-feira ela irá com o transporte gratuito até o Poupatempo, onde será emitido o RG, na semana seguinte nossa equipe faz a retirada e o RG fica à disposição para que a pessoa venha pegar no Fundo Social”, explica Alessandra.

O Fundo Social de Cravinhos fica localizado na Rua Manoel Amaro, 154, atrás do terminal rodoviário. O atendimento é de segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h às 17h. O telefone para mais informações é o (16) 3951-4650.

Novo Poupatempo em Cravinhos

Em breve o município de Cravinhos contará com uma unidade do Poupatempo, dessa maneira possibilitando que as pessoas possam realizar diversos serviços na cidade.

Reportagem: Kennedy Oliveira/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cravinhos

Fotos: Claudinho Nogueira

COMENTÁRIOS

Os comentários não representam a opinião do nosso website. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ajude-nos a melhorar nosso website

Nos informe sobre erros de digitação, informações ou problemas técnicos.