Na próxima semana, no dia 11 de novembro, o Museu da Cana promove um encontro inédito de gerações durante a apresentação das atividades do projeto “Colhendo Memórias”, em Pontal (SP). O local reunirá crianças do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Wagner Luciano da Silva e os integrantes da terceira idade do CRAS, de Sertãozinho.
A visitação começa às 8h30 com a recepção lúdica dos participantes, que serão conduzidos pelos recreadores a atividades interativas em um cenário de resgate da história, com cantigas, brincadeiras e celebrações elaboradas especialmente para o projeto.
Na sequência, todos acompanham o Teatro Colhendo Memórias em que, no palco, as personagens da Fazenda Engenho Central trazem os causos e contação de histórias levando a uma troca de vivências.
Depois, o público participa da oficina de confecção de estandartes em papel inspirados na Folia dos Santos Reis, fortemente enraizada na cultura regional. A visita conta, por fim, com uma pausa para o lanche oferecido pelo projeto em parceria com o PROAC e finaliza com uma roda de cantorias.
Segundo a gestora do Museu da Cana, Leila Heck, a iniciativa resgata a história e estimula o interesse das novas gerações. “O Museu da Cana tem como compromisso preservar o patrimônio histórico popular, em um acervo que traduz a atividade de trabalho agrícola, baseada na produção de cana-de-açúcar, e também nas relações sociais que moldaram nossa cultura regional. E, com o olhar no passado, o Museu provoca essa reflexão”, diz.
O trabalho, que tem o apoio da Prefeitura de Pontal, é um divisor de águas no município, ao estimular esse aprendizado aos alunos da rede pública, como explica a Secretária municipal de Ensino, Shirley Ap. Pedro Berchan. “Estamos felizes em propiciar essa experiência aos nossos alunos, pois colocá-los em contato com a prática do trabalhador rural é valorizar e construir uma sociedade mais justa, igual e fraterna, a fim de formar cidadãos éticos”, pontua.
O projeto “Colhendo Memórias” conta com o apoio institucional da Rede Savegnago Supermercados. “A preservação e as memórias do passado são fundamentais para entendermos a nossa história e olhar para o futuro com respeito pelo que foi construído”, enfatiza o presidente-executivo da rede, Chalim Savegnago.
Cristiano Biagi, diretor presidente da Sorocaba Refrescos Coca-Cola, também incentivadora do projeto, reforça a importância da preservação histórica do patrimônio. “Temos a premissa de sempre apoiar iniciativas que valorizam a memória histórica e promovam a democratização da cultura. Assim, o Museu da Cana mantém viva a história da cana-de-açúcar no Brasil, maior produtor mundial, e que gera com sua produção, o desenvolvimento de tecnologias de energia renovável, além de milhares de empregos e divisas para o país. Com o apoio ao projeto, reforçamos o passado para olhar o futuro com coragem”, afirma.
Mais sobre
O Projeto Colhendo Memórias é realizado pelo Museu da Cana e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, tendo como patrocinadores as empresas Savegnago Supermercados e Sorocaba Refrescos | Coca Cola, apoio institucional da Secretaria de Ensino de Pontal, e produção executiva da Associação Engenho Cultural. É uma iniciativa para preservação do patrimônio cultural imaterial acolhido na fazenda Engenho Central, local que abriga o Museu da Cana, de forma a reconhecer e promover à diversidade cultural manifesta no nordeste paulista.
SERVIÇO
Projeto Colhendo Memórias — 3ª Edição
Local: Museu da Cana – Fazenda Engenho Central, 1 Zona Rural, Pontal/SP
Quando: 11/11 às 8h30